Alagoas

Rede de Atenção às Violências participa de ação relativa à Campanha Maio Laranja

Ruana Padilha Agência Alagoas 28/05/2024
Rede de Atenção às Violências participa de ação relativa à Campanha Maio Laranja

A Rede de Atenção às Violências (RAV), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), participou, nesta terça-feira (28), de uma ação alusiva à Campanha Maio Laranja. O evento, que aconteceu no auditório do Centro de Inovações, no bairro Jaraguá, em Maceió, tem o objetivo de promover o diálogo interinstitucional entre agentes que realizam acolhimento, assistência e monitoramento de demandas relacionadas às crianças e adolescentes em situação de violação de direitos.

 

Com o tema "Todo Dia é 18 de Maio", o evento contou com a palestra “O Perigo da Internet para Crianças e Adolescentes", ministrada pela coordenadora do Grupo de Apoio às Vítimas e Sobreviventes de Relações de Estupro, Shelli Caleffi. Durante a ação, também foram arrecadados alimentos para o projeto Alagoas Sem Fome, que serão revertidos para uma instituição que atua na prevenção e enfrentamento à violência contra as crianças e adolescentes.

Mediando a roda de conversa, a coordenadora da RAV, Thaylise Brito, destacou que, desde a criação do serviço, foram realizadas 5.560 atendimentos assistenciais às vítimas de violência sexual. Deste total, segundo ela, 4.012 atendimentos foram a crianças, o que representa 72,16% de casos de violência sexual no Estado. 

 

“Estamos aqui acompanhando esse momento tão significativo, que é a portaria conjunta para que se tenha um trabalho intersetorial para fortalecer o combate da violência a crianças e adolescente em Alagoas. Nossos dados apresentam um número alto de casos nessa faixa etária e temos que atuar, cada vez mais, para combater as violências”, enfatizou.

A secretária executiva de Vigilância em Saúde, Thalyne Araújo, pontuou o trabalho conjunto do Governo de Alagoas no combate às violências que atingem crianças e adolescentes. “O evento traz a importância do dia 18 de maio, onde precisamos nos conscientizar que todo dia é dia de combater a violência. Infelizmente, casos de violências não acontecem apenas neste dia, mas durante o ano inteiro. Com isso, o Governo de Alagoas está unido contra violência sexual”, frisou.

O evento foi uma parceria das secretarias de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) e da Primeira Infância (Cria).