Alagoas
Secult firma parceria com Secretarias de Estado para desenvolver o projeto sociocultural “Mate Masie”
A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa
(Secult) participou, na última terça-feira (21), de uma reunião de alinhamento
com diversas outras secretarias de Estado no auditório da Secretaria de Estado
da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), em Maceió. O encontro teve
como pauta principal a discussão para o desenvolvimento do projeto
sociocultural "Mate Masie", que tem como objetivo levar serviços
essenciais e iniciativas culturais para as comunidades quilombolas de Alagoas.
Promovido pela Supervisão de Atenção Psicossocial (SUAP), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o programa “Mate Masie” busca promover o cuidado igualitário em saúde mental aos povos originários e tradicionais, respeitando as diversidades de raça, gênero e etnias envolvidas nos processos de sofrimento mental.
Além disso, com o auxílio permanente do cuidado e educação dos profissionais, as estratégias são pensadas cuidadosamente para proporcionar o bem-star das pessoas.
Em conversa, a assessora técnica em Saúde Mental dos Povos Tradicionais e Originários, Marina Xavier, explanou sobre o projeto “Mate Masie” e apresentou os principais pontos para descentralizar os serviços das secretarias e levar até os quilombos. Além disso, durante a reunião, foram discutidos os pontos sobre o planejamento e o desenvolvimento do projeto visando a preservação da identidade cultural.
“A parceria entre as secretarias do Governo de Alagoas no desenvolvimento do projeto ‘Mate Masie’ é essencial para promover a valorização da cultura quilombola. Assim, essa união de esforços permite uma abordagem mais abrangente, envolvendo diferentes áreas de atuação e expertise. Por meio dessa parceria, é possível integrar ações de educação, garantia de direitos, promoção da atenção psicossocial, cultura, geração de renda, capacitação profissional e promoção da igualdade racial nas comunidades quilombolas e nos municípios. Dessa forma, o projeto ganha maior alcance e impacto, contribuindo para a valorização da história, tradições e identidade dessas comunidades”, afirmou a assessora técnica da Sesau.
Esse projeto é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) e Secretaria de Estado da Primeira Infância (Secria).
O “Mate Masie” vai interferir diretamente na valorização da cultura quilombola, fortalecendo o cuidado aos povos originários e tradicionais na atenção psicossocial. Por meio da escuta das necessidades das comunidades envolvidas, o projeto promoverá acolhimento, cuidado e atenção à saúde mental. Além disso, o planejamento do cronograma do plano de ação está previsto para executar as ações nos quilombos durante o segundo semestre do ano.
Para a Superintendente de Patrimônio e Diversidade Cultural da Secult, Perolina Lyra, esta parceria representa um marco significativo para a inclusão e valorização das comunidades quilombolas. "É uma parceria de grande relevância para o Governo de Alagoas. Com essas ações, vamos fomentar e resgatar a diversidade e a identidade cultural dos quilombos, além de proporcionar a efetivação de políticas públicas antirracistas”, disse.
As ações previstas para serem levadas aos quilombos alagoanos, no segundo semestre, incluem atendimento médico e psicológico, visita domiciliar, oficinas de aplicação de M-chat, cuidados e oficinas com crianças e adolescentes, rodas de conversas com as mulheres quilombolas, oficina de geração de renda, oficinas de produções culturais, capacitações e rodas de conversas com as lideranças.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados