Alagoas
Sesau capacita odontólogos da VII Região de Saúde sobre atendimento a cardiopatas na Atenção Primária
A
Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu mais uma capacitação para
odontólogos sobre o atendimento a cardiopatas na Atenção Primária. Desta vez, a
ação foi voltada para os técnicos da VII Região de Saúde e aconteceu nesta
sexta-feira (17), no auditório do Hospital do Coração Alagoano Professor Adib
Jatene, em Maceió.
O ciclo de oficinas em saúde bucal é voltado para profissionais que atuam no Programa Saúde da Família (PSF) dos 102 municípios alagoanos. A ação está sendo dividida por regiões de saúde e tem como tema “Risco de endocardite infecciosa no atendimento odontológico e manejo do paciente anticoagulado”.
 (1).jpeg)
Os municípios que compõem a VII Região de Saúde são Coité do Nóia, Taquarana, Limoeiro de Anadia, Arapiraca, Craíbas, Major Isidoro e Jaramataia. Ainda integram este grupo as cidades de Batalha, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Feira Grande, São Sebastião, Campo Grande, Olho D’Água Grande, Traipu, Belo Monte e Jacaré dos Homens.
Essa é a terceira capacitação de uma série de seis, conforme destacou a supervisora do Programa Estadual de Saúde Bucal, odontóloga Maria de Lourdes Mota. De acordo com ela, a capacitação irá assegurar que os pacientes cardiopatas recebam assistência odontológica qualificada quando necessitarem de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) municipais.
“A capacitação dos odontólogos municipais é fundamental, pois irá assegurar que o atendimento aos pacientes com problemas cardíacos seja aperfeiçoado e, deste modo, atenda às especificidades de cada um dos usuários, garantindo a segurança cínica que necessitam", destacou a odontóloga.
O cirurgião dentista Charles Emanuel, que atua no município de Olho d'Água Grande, participou da capacitação e ressaltou a importância da iniciativa. "Considero a capacitação muito importante para os dentistas se manterem atualizados quanto à assistência que deve ser prestada aos pacientes cardiopatas, uma vez que atuamos na Atenção Básica, por meio das Unidades Básicas de Saúde, que são a porta de entrada para o SUS [Sistema Único de Saúde], frisou.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
5TRÂNSITO
Rodízio de carros volta a valer em São Paulo a partir desta segunda-feira, 12