Alagoas
Equipe dos Sistemas de Bibliotecas e Museus de Alagoas realiza visita técnica aos equipamentos culturais
Em preparação para o I Encontro Regional de Bibliotecas Públicas de Museus na Região do Planalto da Borborema, que acontece no dia 10 de maio, a partir das 9h, no auditório da Escola Municipal Profª Marinete Neves, no município de Palmeira dos Índios, a equipe do Sistema Alagoano de Museus e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de Alagoas realizou uma série de visitas técnicas aos municípios da região. Com o objetivo de avaliar a infraestrutura e os serviços oferecidos, essas inspeções visam identificar oportunidades de desenvolvimento e possíveis melhorias.
“A proximidade com os equipamentos culturais locais nos permite entender suas necessidades específicas e desenvolver estratégias mais eficazes para promover o acesso à cultura e à informação”, ressaltou Mellina Freitas, secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa.

A coordenadora dos sistemas, Mira Dantas, destacou a importância dessas visitas para fortalecer o acesso à cultura e enriquecer o patrimônio cultural do estado. “Estamos estabelecendo uma comunicação próxima com as instituições locais, oferecendo suporte técnico e promovendo a troca de conhecimentos e experiências”, afirmou.
Durante a semana, a equipe percorreu os municípios de Mar Vermelho, Viçosa, Quebrangulo e Palmeira dos Índios, explorando uma variedade de espaços culturais. Em Mar Vermelho, foram inspecionadas a Biblioteca Sesi e as futuras instalações da Biblioteca Municipal. Em Viçosa, a equipe visitou a Casa da Cultura, o projeto Baú da Leitura e o Centro de Tradições Populares Synfrônio Passos Vilela, locais que promovem tanto a preservação da história local quanto o estímulo à leitura e às expressões artísticas.

Já em Quebrangulo, foram avaliadas a Biblioteca Municipal Graciliano Ramos e o Museu Municipal, espaços fundamentais para o enriquecimento do conhecimento e a valorização das tradições do município. Na cidade de Palmeira dos Índios, a equipe visitou o Museu Casa Graciliano Ramos, o Museu Xucurus de História, Arte e Costumes e a Biblioteca Municipal.
“É muito bom a gente saber agora que o nosso Sistema Estadual está funcionando e que a gente pode contar com o apoio do Estado”, disse David Lima, monitor do Museu Municipal de Viçosa.

Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado