Alagoas
Escolas da rede estadual são destaque no Prêmio Educador Transformador
Escolas da rede estadual foram destaque no
Prêmio Educador Transformador, iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às
Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que visa reconhecer projetos educacionais
transformadores e alinhados à Educação Empreendedora. Em Alagoas, a Escola
Estadual Ambrosio Lyra, de Passo de Camaragibe, ficou em terceiro lugar na
etapa regional do prêmio, enquanto as escolas estaduais Judith Nascimento, de
Messias; Graciliano Ramos, de Palmeira dos Índios; e Otacílio Holanda, foram destaque
na fase estadual.
Protagonismo estudantil
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Concorrendo na categoria Ensino Médio, a Escola Estadual Ambrósio Lyra foi 3º lugar na etapa Nordeste e 1º lugar na etapa estadual com o projeto Festival Estudantil de Registros e Vivências em Artes (F.E.R.V.A).
O projeto nasceu como uma resposta às ameaças de ataques em escolas brasileiras em abril de 2023, e teve como foco a produção artística e o talento estudantil. A iniciativa deu tão certo que hoje é uma das atrações mais esperadas do calendário letivo.
“O festival é produzido pelos nossos estudantes e visa valorizar a produção artística e a cultural local. Estamos incentivando o interesse pela economia criativa e preparando-os para entender a arte como possibilidade de profissão”, conta o professor Bruno Alves, idealizador do projeto.
A escola, que já recebeu certificado e selo Educador Transformador pela etapa estadual, agora se prepara para receber a premiação da etapa regional. “Dentre 3.460 projetos, sendo 24% deles do Nordeste e 24,4% na categoria Ensino Médio, chegamos muito longe e nos orgulhamos por estarmos contribuindo com uma educação transformadora. O prêmio levantou a autoestima de nossos alunos, muitos deles quilombolas, ciganos, PCDs, LGBTQIAPN+”, comemora Bruno.
Em 2023, o projeto também foi premiado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) na Mostra de Inovação e Tecnologia.
Divisor de águas
Na etapa estadual, a Escola Estadual Judith Nascimento, de Messias, foi 3º lugar na categoria Ensino Médio com o projeto “Meninas nas Ciências”, e 1º na categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o projeto “Marketing Digital”. O projeto que ficou em 1º lugar surgiu a partir de uma disciplina de práticas profissionais voltadas para o marketing digital. Após aprender sobre criação de conteúdo e propagandas, o grupo criou meios para construir uma propaganda para as redes sociais.
“Nossos alunos conseguiram quebrar a barreira do medo em relação a apresentar, a conseguir trabalhar em equipe, a fazer pesquisa. E também aprenderam que sempre é tempo de recomeçar. Com esse pensamento, eles conseguiram trabalhar dentro de uma equipe, conseguiram fazer pesquisa, conseguiram produzir e gravar os vídeos”, conta o professor Marbyo José da Silva, idealizador do projeto.
Para Marbyo, a premiação é um divisor de águas. “Esse reconhecimento nos deixa muito felizes, pois conseguimos mostrar aos alunos que é possível extrapolar os muros da escola e ter seu trabalho reconhecido”, celebra.
Inclusão
Por outro lado, a Escola Estadual Graciliano Ramos, de Palmeira
dos Índios, foi 2º lugar na categoria Ensino Médio com o projeto “Caixa de
Jogos em contextos de aprendizagens criativas”. Usada no Atendimento
Educacional Especializado (AEE) dos estudantes com deficiência, a caixa reúne
jogos e outros materiais utilizados para potencializar a aprendizagem dos alunos.
“As atividades visam o desenvolvimento de habilidades cognitivas, socioafetivas, psicomotoras, comunicacionais e linguísticas entre os estudantes, despertando toda a comunidade escolar para a necessidade de preservação da identidade cultural”, reforça o orientador da ação, Anderson Gomes. Ele diz que a iniciativa, além de ter se tornado um importante instrumento de aprendizagem na escola, já rendeu a uma das alunas envolvidas uma bolsa de iniciação científica da CNPq.
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