Alagoas
Sesau capacita técnicos do Hospital Municipal João Lyra Filho para atender pessoas em situação de rua
 
								A
Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) prossegue com o seu ciclo de capacitação
técnica nas unidades de saúde alagoanas sobre atendimento a pessoas em situação
de rua. A mais nova unidade atendida pelo projeto foi o Hospital Municipal João
Lyra Filho, em Atalaia.
A técnica de referência das Políticas Transversais da Sesau, psicóloga Elma Liliane de Araújo, explicou que as pessoas em situação de rua sofrem estigmas sociais e precisam de um acolhimento técnico e humanizado. “São pessoas expostas a riscos sanitários, que possuem necessidades específicas e precisam ser atendidas por uma equipe preparada”, explicou.
A psicóloga lembrou que essas pessoas possuem o direito ao acesso à saúde, conforme está assegurado na Constituição Federal. “O SUS [Sistema Único de Saúde] garante o acesso universal a serviços de saúde e é uma das maiores conquistas da sociedade brasileira. Por isso, temos que estar preparados para atender a todos os diferentes tipos de público”, destacou Elma Liliane de Araújo.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, reafirmou o compromisso de Alagoas em garantir assistência igualitária à população. “Em nosso estado, a maioria depende do SUS e, por isso, devemos cada vez mais conscientizar e qualificar nossas equipes multiprofissionais para prestar assistência mais humanizada, principalmente às pessoas em vulnerabilidade social”, pontuou o secretário.
Mais lidas
- 
	
		1COMUNICAÇÃOTV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
- 
	
		2TV Gazeta de Alagoas lança programação local com três novas atrações diárias
- 
	
		3CONCURSOPaulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas
- 
	
		4SEGURANÇATrês líderes do tráfico morrem em confronto com a PM em Maceió
- 
	
		5SERVIDORGoverno de Alagoas anuncia o maior concurso público da história do Estado