Alagoas
Adolescentes que cumprem medida socioeducativa participam de comemoração ao Natal
Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em unidades de internação do Estado participaram, durante todo o mês de dezembro, de um projeto pedagógico de valorização das tradições natalinas. O ponto alto aconteceu nesta quinta-feira (21), com a participação dos socioeducandos e seus familiares.
Em Alagoas, as medidas de proteção socioeducativas são coordenadas pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), e contemplam cerca de 160 adolescentes e jovens adultos em conflito com a lei.
.jpg)
Segundo a gerente de
Desenvolvimento Integral da Sumese, Cássia Moreno, o projeto natalino buscou
fortalecer os vínculos familiares, uma vez que muitos dos adolescentes chegam à
medida socioeducativa com as relações familiares fragilizadas, o que é
intensificado após o ato infracional. Projetos como este oferecem a chance de
uma reaproximação.
“Aproximar o adolescente da família é fundamental para o êxito da medida socioeducativa e para uma reinserção social exitosa. A culminância de hoje teve a presença das mães, dos irmãos, bem como das esposas e filhos daqueles que já estão casados. Nós buscamos resgatar a tradição do natal e compor a temática justamente para estimular a aproximação familiar”, explica a gerente.
A programação incluiu atividades como exibição de filmes natalinos, palestras sobre o tema, leitura de textos alusivos ao natal, pinturas e até uma apresentação teatral com o tema “O verdadeiro significado do natal”. Para o evento, a decoração, os painéis e as lembranças foram produzidos pelos próprios adolescentes dentro das unidades de internação.
.jpg)
“Tudo aqui foi feito pelos socioeducandos, que colocaram a criatividade em prática para criar pinturas, artigos natalinos, presentes para os familiares, entre outras coisas. A equipe esteve envolvida na assistência durante todo o processo e estamos muito felizes em ver o sucesso deste trabalho”, afirmou Cássia Moreno.
O superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, Otávio Rego, ressalta que a medida socioeducativa em Alagoas tem inovado em sua didática e obtido êxito na reintegração social deste público. Ele acrescenta que os projetos pedagógicos complementam as atividades realizadas em sala de aula e contribuem para a transformação dos jovens e adolescentes em conflito com a lei.
“É um momento diferenciado para os nossos adolescentes, pois, além da apresentação dos conteúdos educacionais, a cultura e a tradição natalina são trabalhadas de forma prática. A participação das famílias ajuda no resgate das relações sociais e afetivas e isso terá um resultado muito importante lá na frente, ao final da medida”, destacou o superintendente.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
4BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
5TRÂNSITO
Rodízio de carros volta a valer em São Paulo a partir desta segunda-feira, 12
.jpg&w=400&h=350)
.jpg&w=400&h=350)
.jpg&w=400&h=350)