Alagoas
PM celebra lavratura de 500 TCOs e lança assinatura digital do documento
A Polícia Militar de Alagoas atingiu
a marca de 500 Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCOs) produzidos. Para
celebrar o sucesso da implementação da iniciativa, a corporação promoveu um
evento na sexta-feira (15), no auditório do Tribunal de Justiça do Estado.
Durante a solenidade, mais de 60 pessoas, entre civis e militares, foram homenageadas com a entrega de certificados de reconhecimento pelos esforços na implementação e confecção do documento pela Polícia Militar de Alagoas. Além disso, a corporação anunciou o lançamento da assinatura digital do TCO. A medida visa substituir o uso da impressora térmica. Com isso, o militar poderá assinar o documento através da tela do celular, tendo a sua assinatura anexada aos autos do TCO de maneira imediata.
.jpg)
Em seu discurso, o subcomandante-geral, coronel Neyvaldo Amorim, destacou a importância do sucesso da confecção do TCO para a otimização e eficiência do serviço policial.
“A medida se mostrou eficiente para a melhoria do serviço ofertado pela PM. A confecção do documento pelo próprio militar faz com que ele perca menos tempo em portas de delegacias com situações de menor potencial ofensivo. Com isso, as guarnições ganham horas dedicadas ao serviço de patrulhamento”, disse o oficial.
.jpg)
Mais policiamento e menos burocracia
A lavratura do TCO é realizada pelas guarnições através de formulário de preenchimento no aplicativo Quimera, que foi desenvolvido pela SSP e já é usado para confecção de boletins de ocorrências da PM. Após a conclusão do atendimento, o documento é revisado pela seção de planejamento e emprego operacional de cada unidade da corporação, que funciona como um cartório policial para revisar as informações repassadas. Após a revisão, o TCO é encaminhado para o sistema do Tribunal de Justiça por meio eletrônico.
A medida entrou em vigor após um decreto do governador Paulo Dantas, em fevereiro deste ano. Neste mesmo mês, o comandante-geral da PM instituiu uma Comissão de Trabalho, presidida pelo coronel Gerônimo Nascimento, até então subcomandante-geral da PM-AL, e hoje chefe do Estado Maior Geral da corporação para conduzir os esforços iniciais de reimplantação do TCO.
.jpg)
Esse processo envolveu a aquisição de
tecnologia, atualização de sistemas, capacitação da tropa e a elaboração de
procedimentos operacionais. A iniciativa também teve a contribuição
do tenente-coronel Paulo Eugênio, que iniciou as tratativas com os
órgãos responsáveis pela segurança pública no Estado e buscou informações
através de intercâmbios com Estados já consolidados na lavratura do Termo.
A cerimônia foi prestigiada por diversas autoridades, entre elas, o vice-presidente do TJ-AL, desembargador Orlando Rocha; o subcomandante da PM, coronel Neyvaldo Amorim, e os comandantes de policiamento da Região Metropolitana, Sul e Agreste.
.jpg)
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
4SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
5BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso