Alagoas
OAB Alagoas discute precarização do trabalho durante 3ª edição do Cine Debate
Evento acontece no dia 29 de maio; na ocasião, será exibido o filme brasileiro Arábia
A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), por meio da Comissão de Direito Cultural, vai realizar, na próxima segunda-feira (29), a 3ª edição do Cine Debate, que vai exibir o filme nacional “Arábia” (2017). O evento vai acontecer às 19h, no Centro Cultural Arte Pajuçara.
Em parceria com a Faculdade de Direito da Uninassau, o Cine Debate, como o próprio nome diz, vai promover um debate que dessa vez vai tratar sobre trabalho análogo à escravidão e precarização do trabalho – temas relacionados ao filme que será exibido na grande tela.
“Arábia”, longa dirigido por Affonso Uchoa e João Dumans, conta a trajetória de um trabalhador de uma vila operária de Ouro Preto-MG. A história é narrada em primeira pessoa, através do diário do personagem, que relata as condições de vida de trabalhadores precarizados. O filme foi sucesso de crítica e vencedor de vários prêmios nacionais e internacionais.
Após a exibição do filme, os convidados do evento entram em cena para que seja iniciado o debate. Esta edição do Cine Debate contará com a participação de Alessandra Marchioni, professora de Direito Internacional da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e Tiago Muniz, procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT).
O Cine Debate tem como principal público-alvo os acadêmicos de Direito da Uninassau, mas qualquer pessoa pode participar. A entrada é gratuita.
Para a presidente da Comissão de Direito Cultural da Ordem, Flaminhia Gomes, o evento é importante por abordar um tema bastante atual e que merece ter uma discussão ampliada. Além disso, também aproxima as pessoas da arte e da produção audiovisual brasileira.
“O evento é importante porque aborda um tema sensível e pertinente no momento atual, dada as últimas notícias sobre trabalho escravo nas vinícolas gaúchas e que trouxeram à tona outros casos. É importante refletir sobre os fenômenos sociais que nos trouxeram até esse contexto atual de extrema precarização do trabalho. O evento permite essa reflexão através da arte, aproxima as pessoas do cinema nacional e do Centro Cultural Arte Pajuçara, que é o reduto do audiovisual alagoano”, afirma.
Esta é a terceira edição do Cine Debate. As outras duas ocorreram no ano passado. A primeira foi realizada em abril de 2022, em parceria com a Comissão de Promoção da Igualdade Racial, Diversidade Sexual e gênero, Direitos Humanos e a de Estudos Criminais. Na ocasião, foi exibido o filme nacional Medida Provisória, com debate sobre racismo. Já a segunda edição ocorreu em agosto de 2022, promovida pela Comissão de Direito Cultural. Foi exibido o filme “A Braskem passou por aqui”, seguido de debate sobre a tragédia que destruiu alguns bairros de Maceió.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
2
TV Gazeta de Alagoas lança programação local com três novas atrações diárias
-
3LUTO
Abigail Fernandes é encontrada morta na casa onde morava, em Palmeira dos Índios
-
4JUSTIÇA
Justiça bloqueia R$ 50 milhões de Lula Cabeleira e familiares por loteamento irregular em Delmiro Gouveia
-
5SEGURANÇA
Três líderes do tráfico morrem em confronto com a PM em Maceió