Alagoas
Trade turístico de Alagoas está animado por Maceió ser tema de uma das maiores escolas de samba do País
No último sábado, 13, Maceió ganhou os holofotes ao ser anunciada como tema da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis. O samba-enredo terá como personagem Rás Gonguila, um maceioense apaixonado por carnaval e que deixou sua marca na capital alagoana. As belezas e a cultura da cidade serão mostradas durante o maior desfile de carnaval do País, apresentado por uma das escolas de samba mais tradicionais.
A notícia deixou o trade turístico animado. Sendo uma das principais atividades econômicas do estado, o turismo movimenta milhões todos os anos e gera emprego e renda para a população. Ao ser tema de uma das mais tradicionais e conhecidas escolas de samba do país, o Brasil e o mundo voltarão seus olhos à capital alagoana.
“Ações promocionais desse tipo são feitas com frequência, quando o destino é escolhido para sediar uma novela ou um filme. A gestão pública investe na estrutura que possibilita esse tipo de ação. Com isso, o destino ganha visibilidade, o que é imprescindível para atrair mais turistas”, explica Milton Vasconcelos, presidente do Maceió Convention Bureau.
Ele reconhece ainda a importância de investimentos em áreas estruturantes para a cidade, mas destaca que uma ação promocional não inviabiliza melhorias em setores como saúde, educação e infraestrutura, uma vez que, com o aumento do turismo, aumenta-se também o número de empregos e, consequentemente, a arrecadação de impostos. “Com a movimentação econômica gerada pelo turismo, o poder público arrecada mais impostos e tem mais recursos para investir nas áreas estruturantes e que são muito importantes para a população. Hoje, o turismo é uma das principais atividades de Maceió, e quanto mais turistas tivermos em nossa capital, mais recursos o poder público terá para investir”.
Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria dos Hotéis em Alagoas (ABIH/AL), André Santos, o público de turistas que vem a Maceió é predominantemente nacional. A visibilidade que a capital alagoana terá sendo enredo da agremiação durante o carnaval do Rio de Janeiro em 2024 é algo inédito e que promete atingir não apenas o público nacional, como também o estrangeiro. “É uma estratégia de marketing e promoção nunca realizada e diferenciada, que se soma com as demais estratégias comerciais que vêm sendo desenvolvidas para promoção e comercialização do destino junto às operadoras e companhias aéreas”.
Para o presidente da Abrasel Alagoas, Marcus Batalha, ações de atração turísticas são sempre bem-vindas. “Somos apoiadores de ações que aceleram ainda mais o turismo em nossa capital. Cidade cheia é sinônimo de mais emprego e geração de renda, que converge para a população. A gastronomia alagoana faz parte da nossa cultura e será gratificante ver o mundo conhecendo um pouco mais da nossa capital de belíssimas praias e tantas riquezas e histórias”, ressalta.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
2
TV Gazeta de Alagoas lança programação local com três novas atrações diárias
-
3LUTO
Abigail Fernandes é encontrada morta na casa onde morava, em Palmeira dos Índios
-
4SEGURANÇA
Três líderes do tráfico morrem em confronto com a PM em Maceió
-
5JUSTIÇA
Justiça bloqueia R$ 50 milhões de Lula Cabeleira e familiares por loteamento irregular em Delmiro Gouveia