Alagoas

Livro de Fernando Valões relata a história da televisão em Alagoas

Redação com Roberto Gonçalves Redação com Ascom 27/04/2023
Livro de Fernando Valões relata a história da televisão em Alagoas

Uma vida dedicada ao jornalismo e a história da televisão em Alagoas é parte do que pode ser encontrado no livro ‘Da Fome à Fama”, escrita pelo jornalista e cinegrafista profissional, Fernando Valões. A obra relata, com riqueza de detalhes, a realidade da televisão, nas décadas de 70, 80 e 90. Um conteúdo que pode aprofundar a compreensão da juventude atual e futuras gerações sobre a história da comunicação no Brasil e, particularmente, em Alagoas.

Nascido na Caatinga, no Sertão alagoano, Valões enfrentou a fome e a seca aos 13 anos, quando foi obrigado a migrar para São Paulo em busca de emprego e uma vida mais digna.
Durante três anos, trabalhou para ajudar a mãe e seus irmãos, que haviam ficado em Alagoas. Após enfrentar dificuldades em São Paulo, retornou ao seu vilarejo, levou a família para Maceió e, em 1975, começou a trabalhar no primeiro canal de televisão de Alagoas, a TV Gazeta, das Organizações Arnon de Mello.

Com quase 50 anos de jornalismo, Fernando Valões passou por diversos canais e redes de televisão em Alagoas e nas principais emissoras do Brasil. Também fundou jornais, revistas e dirigiu várias emissoras de rádio.

Da Fome à Fama” também aborda os desafios pessoais enfrentados, como a perda da visão, o que o motivou a fazer o ENEM e cursar Faculdade de Ciências Sociais, com especialização em Sociologia.

Aos 65 anos, o comunicador é presidente de uma ONG, que já formou mais de 400 cidadãos nos segmentos da música, pintura e esporte. Também é ativo nas redes digitais, com mais de três mil vídeos e seis milhões de visualizações como Mente Turbinada.

A história de Fernando Valões é inspiradora, repleta de superação, confiança, autoestima e autoconhecimento. “O livro "Da Fome à Fama" é um relato sincero e emocionante de uma vida dedicada ao jornalismo, à luta contra as adversidades e à busca incessante pelo sucesso”, relata.