Alagoas

CNJ decide novo concurso para cartórios; inscrições começam em 2 de maio

Concurso de cartórios vem sendo adiado há vários anos

Redação 26/04/2023
CNJ decide novo concurso para cartórios; inscrições começam em 2 de maio

O Conselho Nacional de Justiça, através da Ministra Rosa Weber decidiu abrir novo concurso para as serventias extrajudiciais em Alagoas. A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico.

O novo edital torna público a abertura de inscrições para o Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Notas e de Registro do Estado de Alagoas, que passará a ser regido pelas regras consolidadas pelo CNJ.

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) terá que atender as normas editadas e a comissão especial para a organização composta por juízes e serventuários de fora de Alagoas realizará o concurso público para ingresso na atividade notarial e de registro no Estado. 

A Comissão de Concurso é composta pelo Desembargador Marcelo Martins Berthe, que a preside, e pelo Desembargador Luíz Paulo Aliende Ribeiro, suplente; pelos Juízes de Direito, Doutores Marcelo Benacchio, Renata Mota Maciel, Ricardo Felicio Scaff e José Gomes Jardim Neto, suplente; pelos Registradores Flauzilino Araújo dos Santos e Sérgio Jacomino, suplente; e pelos Tabeliães José Carlos e José Roberto Ferreira Gouveia, suplente; pelas representantes do Ministério Público, Doutoras Rosane Cima Campiotto e Cristina Marelim Vianna, suplente; pelos representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, Doutores Jarbas Andrade Machioni e André Guilherme Lemos Jorge, suplente.

O certame oferece um total de 270 vagas em cartórios distribuídos por diversas cidades alagoanas.

As inscrições para o concurso serão abertas em 02 de maio e podem ser realizadas até o dia 30 de maio de 2023, exclusivamente através do site da banca organizadora.

Os interessados ​​em participar do concurso devem possuir formação superior em Direito ou ter exercido por pelo menos dez anos a função em cartório, além de atender a outros requisitos previstos no edital.

O processo seletivo será composto por etapas (acesse aqui o edital). Os aprovados no concurso serão nomeados para cargas de provimento efetivo nos serviços notariais e de registro do estado de Alagoas, conforme a classificação designada no certo.

O objetivo do concurso é promover a melhoria e a qualificação dos serviços notariais e de registro no estado de Alagoas, além de contribuir para a modernização e aprimoramento desses serviços.

Vale ressaltar que o concurso para cartórios em Alagoas é uma excelente oportunidade jurídica para aqueles que buscam uma carreira sólida e estável no campo do Direito, além de possibilitar a atuação em uma área de grande importância para a sociedade, que é a garantia de segurança nos negócios em atos registrados pelos cidadãos.