Alagoas
Fornecedores de cana conhecem sistema de plantio com espaçamento 1,5 m

Fornecedores de cana de Alagoas receberam nesta segunda-feira,14, mais informações sobre o plantio de cana com espaçamento de 1,5 metro durante palestra realizada na Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas (Asplana), em Maceió/AL. O método, que já é executado em diversas áreas de usinas no País, foi compartilhado pelo superintendente Agroindustrial da Usina Caeté, Mario Sergio Matias.
A exposição, denominada “análise da viabilidade agronômica do espaçamento 1,5 para a cultura canavieira em Alagoas”, apresentou a configuração completa do plantio e apontou o método de colheita mecânica como mais eficiente para o espaçamento de 1,5m. Atualmente em Alagoas os plantadores utilizam o espaçamento de 1 metro.

Segundo Mário Sergio, plantio com 1,5 metro tem mostrado, em alguns casos, ganho de produtividade na tonelada de cana por hectare. “O grande mercado do centro-sul já faz isso há um tempo, e aqui observamos uma diferença de 15 toneladas. Creio que o setor deve ganhar e a indústria aumentar sua produtividade na safra”, destacou o gestor.
O presidente da Asplana, Edgar Filho, considera positivo a aplicação do novo modelo de plantio como forma de “virar a chave” nas atividades do segmento.
“Muito importante estarmos discutindo essa virada de chave, fator que nos traz números impressionantes. Esses resultados se mostram satisfatórios ao diminuir a mão de obra, custos e aumentando a produtividades. Os fornecedores receberam positivamente. Estamos todos animados para viabilizar essa nova técnica nas áreas que apresentem condições adequadas para receber a colheita mecanizada”, destacou o líder dos fornecedores.
Mais lidas
-
1DEFESA
Caça J-35 chinês com revestimento prateado mina posição aeronaval dos EUA, diz mídia
-
2POLÍTICA
Augusto Cury entra no estúdio da Band e deve participar de debate
-
3TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
IT Forum abre edição de 35 anos com aposta em ecossistemas como nova força da inovação
-
4ESPORTE
Leila tira foto com enteado e camisa do Vasco antes do jogo do Palmeiras
-
5ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas