Alagoas
Ufal e Sociedade debate situação econômica e inflação que afeta principalmente os mais pobres

Créditos: Ascom Ufal/Arquivo
De acordo com publicação do dia 18 de outubro, da Agência Brasil, órgão de comunicação oficial do governo federal, “a previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, subiu de 8,59% para 8,69% neste ano. Trata-se da 28ª elevação consecutiva da projeção”.
Mas o impacto dessa alta de preços não atinge da mesma forma a toda a sociedade brasileira. Os trabalhadores e trabalhadoras que ganham até dois salários-mínimos não conseguem garantir a compra de alimentos para as três refeições diárias, fora os demais gastos mensais. Só o gás de cozinha teve um aumento de 35%.
É sobre essa situação dramática, principalmente para as camadas mais pobres, que vamos conversar com a economista e professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Luciana Caetano. Ela é doutora em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp e coordena, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), o grupo de pesquisa Dimensões e dinâmica do mundo do trabalho, pelo CNPq.
A entrevista vai ao ar no programa Ufal e Sociedade, da Rádio Ufal, na próxima segunda-feira (25), às 11h, com reprise às 17h e às 23h. A professora Luciana Caetano vai explicar qual o impacto da alta de preços nas famílias de baixa renda, quais as características da política neoliberal no Brasil e quais são os caminhos para superar essa situação de fome e carestia.
Acompanhe e divulgue o podcast do programa Ufal e Sociedade.
Mais lidas
-
1DEFESA
Caça J-35 chinês com revestimento prateado mina posição aeronaval dos EUA, diz mídia
-
2POLÍTICA
Augusto Cury entra no estúdio da Band e deve participar de debate
-
3TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
IT Forum abre edição de 35 anos com aposta em ecossistemas como nova força da inovação
-
4ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
5ESPORTE
Leila tira foto com enteado e camisa do Vasco antes do jogo do Palmeiras