Alagoas
Museus da Uneal tornam-se Pontos de Cultura em AL
Os espaços de memória Artesã Irinéia Rosa Nunes da Silva e Artesão Fernando Rodrigues dos Santos da Universidade Estadual de Alagoas foram reconhecidos como Pontos de Cultura pela Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal. A confirmação foi enviada pelo órgão, no início deste mês, ao diretor do Sistema de Museus da Uneal, professor Jairo José Campos da Costa.
O Espaço de Memória Artesã Irinéia Rosa Nunes da Silva é um Museu de Arte Popular da UNEAL com acervo formado por artefatos dos artistas da Comunidade Remanescente de Quilombo Muquém, em União dos Palmares.
Já o Espaço de Memória Artesão Fernando Rodrigues dos Santos está localizado, na Ilha do Ferro, município de Pão de Açúcar, e disponibiliza aos visitantes esculturas em madeira, bancos, cadeiras, bonecas de pano e bordados, técnicas – boa noite, redendê, ponto cheio e labirinto, produzidas no Baixo São Francisco.
Os museus foram idealizados pelo professor Jairo José Campos da Costa, e concretizados com recursos da Uneal e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) e estão ligados ao Núcleo de Pesquisa em Literatura e Artes Visuais Populares (NUPLAV), cadastrado no CNPQ. Ambos foram criados por resoluções do Conselho Superior da Universidade Estadual de Alagoas, em julho de 2016, e estão cadastrados no Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).
“Nossa missão é exibir e valorizar a tradição destas comunidades. Torná-los ponto de cultura é o reconhecimento, por parte dos órgãos federais, de que promovemos o acesso, a proteção e a promoção dos direitos, da cidadania e da diversidade cultural brasileira”, ressaltou Jairo Campos.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
3TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso