Vida Esportiva

Calderano é superado por Félix Lebrun e se despede do WTT Champions Chongqing

Brasileiro disputa partida equilibrada de sete games, mas francês avança para enfrentar Matsushima Sora na semifinal

Agência O Globo - 14/03/2026
Calderano é superado por Félix Lebrun e se despede do WTT Champions Chongqing
Hugo Calderano - Foto: Reprodução / Instagram

Hugo Calderano foi eliminado neste sábado (14) do WTT Champions Chongqing 2026, na China. Em um confronto marcado pelo equilíbrio e decidido nos detalhes, o brasileiro foi superado de virada pelo francês Félix Lebrun por 4 sets a 3, encerrando sua participação nas quartas de final.

O duelo, disputado em sete games, teve parciais de 12-10, 9-11, 12-10, 12-10, 8-11, 11-13 e 11-13. Lebrun, que já havia vencido Calderano na disputa pelo bronze nos Jogos de Paris 2024, voltou a levar a melhor em mais um embate acirrado entre os dois.

A partida começou com alto nível técnico. No set inicial, após intensas trocas de bola, Calderano saiu na frente e fechou em 12 a 10. O francês reagiu na segunda parcial: apesar de o brasileiro abrir vantagem, Lebrun conseguiu empatar e virar para 11 a 9, igualando o placar.

No terceiro game, Calderano retomou a liderança ao salvar um set point e vencer novamente por 12 a 10. O quarto set manteve o equilíbrio, com Lebrun abrindo vantagem, mas o brasileiro reagindo, salvando três set points e virando para fazer 3 sets a 1.

A partir desse momento, Lebrun iniciou sua reação. No quinto set, abriu vantagem logo no início e venceu por 11 a 8, diminuindo a diferença. A sexta parcial também foi marcada por alternância no placar: Calderano chegou a virar, mas Lebrun retomou o controle nos pontos finais e fechou em 13 a 11, empatando o duelo em 3 a 3.

No set decisivo, os dois atletas mantiveram o equilíbrio até os momentos finais. Com o placar empatado em 10 a 10, Lebrun aproveitou erros do brasileiro para fechar novamente em 13 a 11 e garantir a vitória por 4 a 3.

Com o resultado, Félix Lebrun enfrentará o japonês Matsushima Sora, atual número oito do mundo, que eliminou o líder do ranking, o chinês Wang Chuqin, por 4 sets a 2, na semifinal.

A outra semifinal reunirá o chinês Ruibo Wen, 27º do ranking mundial, e o japonês Tomokazu Harimoto, também entre os principais nomes do circuito.

O WTT Champions Chongqing 2026 é disputado exclusivamente nas categorias de simples masculina e feminina, sem provas de duplas ou duplas mistas.