Vida Esportiva

Lindsey Vonn sofre fratura complexa na tíbia esquerda durante prova de esqui alpino

Atleta já havia conquistado 12 títulos na mesma pista em que sofreu acidente

Agência O Globo - 09/02/2026
Lindsey Vonn sofre fratura complexa na tíbia esquerda durante prova de esqui alpino
Lindsey Vonn - Foto: Reprodução / Instagram

Lindsey Vonn, uma das maiores estrelas do esqui alpino e das Olimpíadas de Milão-Cortina, sofreu uma fratura complexa na tíbia esquerda após uma queda violenta durante a prova de esqui alpino, no último domingo. A atleta americana, de 41 anos, anunciou nas redes sociais que a lesão exigirá múltiplas cirurgias.

Natural de Minnesota, Vonn perdeu o equilíbrio apenas 13 segundos após o início de sua descida. No mesmo dia do acidente, ela foi submetida a duas cirurgias em um hospital de Treviso.

Leia também:

Esquiadora e médica:

Campeã olímpica do downhill em Vancouver-2010 e detentora de duas medalhas de bronze (Vancouver-2010 e Pyeongchang-2018), Lindsey Vonn é considerada uma lenda do esporte. Ela já havia conquistado 12 títulos em Cortina, justamente na pista onde sofreu o acidente.

A medalha de ouro na prova ficou com a americana Breezy Johnson, atual campeã mundial, que completou o percurso em 1min36s10, apenas 0.04s à frente da alemã Emma Aicher, prata com 1min36s14. A italiana Sofia Goggia completou o pódio com o bronze, marcando 1min36s69.

Lindsey foi a 13ª atleta a descer entre as 36 competidoras. Ela caiu em uma das primeiras lombadas do trajeto, após errar uma curva, tocar uma das bandeiras com o ombro e se desequilibrar.

Imobilizada e visivelmente com dores, Vonn recebeu atendimento imediato na pista e foi aplaudida de pé pelo público enquanto era resgatada. Essa prova marcaria sua despedida da modalidade. Cerca de 20 minutos depois, a competição foi retomada normalmente.

Com um histórico de diversas lesões, Lindsey Vonn havia acabado de se recuperar de outro acidente. Ela rompeu totalmente o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo em uma queda na última etapa da Copa do Mundo de Esqui Alpino, em 30 de janeiro.