Vida Esportiva
João Fonseca diz estar recuperado e ressalta peso de Buenos Aires antes do Rio Open
Brasileiro de 19 anos é a principal estrela do torneio carioca
João Fonseca, número 34 do ranking mundial, intensifica sua preparação para os próximos compromissos: o ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina, e o Rio Open, torneio 500 disputado na capital fluminense. O tenista brasileiro de 19 anos participou de uma entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira, na academia Yes Tennis, localizada na Barra da Tijuca, onde realiza seus treinamentos.
Após sofrer uma sobrecarga lombar, Fonseca disputou apenas uma partida nesta temporada, sendo eliminado pelo americano Eliot Spizzirri na primeira rodada do Australian Open. Agora, garante estar pronto para os desafios que virão:
— Estou bem preparado, estou 100% e confiante para esses próximos dois torneios importantes para mim — afirmou João Fonseca, que defenderá os pontos do ATP de Buenos Aires, torneio que conquistou em 2025. — Vai ser minha primeira vez defendendo um título ATP. Pressão e expectativa existem, mas é preciso saber lidar com isso. É chegar lá, dar o nosso melhor e ver o que acontece.
Atualmente o brasileiro mais bem ranqueado na ATP, Fonseca destaca que subir no ranking é consequência de sua principal meta para 2026: manter uma sequência sólida de vitórias ao longo da temporada. Para alcançar esse objetivo, ele ressalta a importância do trabalho mental:
— Nunca fui muito focado no ranking. Ainda não sou, penso mais nos resultados e em manter uma boa sequência, sem oscilar. Esse é meu foco para o ano, e estou trabalhando muito duro para isso. A parte mental é algo que venho aprimorando aos poucos, e ganhar experiência vai me ajudar a amadurecer nesses eventos — explicou o tenista.
Após a semana em Buenos Aires, João Fonseca retorna ao Rio de Janeiro como principal atração do Rio Open, especialmente após a desistência do italiano Lorenzo Musetti, lesionado. No ano passado, Fonseca foi eliminado na estreia pelo francês Alexandre Müller.
— Estive presente em todas as edições do Rio Open, então é um torneio especial para mim. Amigos, família e pessoas que conheci jogando estarão lá, e é praticamente ao lado de casa. Meu preparo está totalmente voltado para Buenos Aires e Rio Open. A confiança conquistada em Buenos Aires pode ser fundamental para buscar um grande resultado no Rio — concluiu.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região
-
5TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar