Vida Esportiva

México se torna o país com mais jogos de abertura em Copas do Mundo

Equipe tricolor enfrenta a África do Sul no dia 11 de junho, no Estádio Azteca, pela quinta vez em um jogo inaugural de Mundial

Agência O Globo - 05/12/2025
México se torna o país com mais jogos de abertura em Copas do Mundo
México se torna o país com mais jogos de abertura em Copas do Mundo

Com a confirmação do jogo de abertura da Copa do Mundo de 2026 entre México e África do Sul, marcado para 11 de junho no lendário Estádio Azteca, na Cidade do México, algumas marcas históricas serão estabelecidas.

A seleção mexicana passa a ser a equipe com mais participações em jogos de abertura de Copas do Mundo, totalizando cinco presenças: 1950, contra o Brasil (derrota por 4 a 0, no Brasil); 1958, contra a Suécia (derrota por 3 a 0, na Suécia); 1970, em casa, contra a União Soviética (empate em 0 a 0); 2010, contra a própria África do Sul (empate em 1 a 1, na África do Sul); e agora, em 2026, novamente diante dos sul-africanos.

Esta será também a primeira vez na história em que se repetirá um confronto de abertura em Copas do Mundo. O feito ganha ainda mais relevância considerando que o México jamais conquistou o título mundial, e houve épocas em que o torneio se iniciava tradicionalmente com uma partida do campeão anterior.

O Estádio Azteca, por sua vez, alcança um feito inédito ao se tornar o primeiro a receber partidas de três Copas diferentes: 1970, 1986 e agora 2026. Desta vez, o México divide a organização do torneio com Estados Unidos e Canadá.

Ranking dos países com mais jogos de abertura em Copas do Mundo:

5 vezes: México
4 vezes: Brasil e Alemanha
2 vezes: França, Argentina, Iugoslávia e Rússia (uma vez como União Soviética, em 1970)
1 vez: Suíça, Suécia, Chile, Inglaterra, Uruguai, Polônia, Bélgica, Itália, Bulgária, Camarões, Bolívia, Escócia, Senegal, Costa Rica, África do Sul, Croácia, Arábia Saudita, Catar e Equador.