Vida Esportiva
Seleção Brasileira sub-17 é eliminada nos pênaltis e se despede da Copa do Mundo
Brasil e Portugal protagonizam duelo equilibrado, com decisão dramática nas penalidades; Seleção ainda disputa terceiro lugar
Na tarde desta segunda-feira (24), a Seleção Brasileira sub-17 se despediu da Copa do Mundo após ser superada por Portugal nos pênaltis, em partida realizada no Aspire Zone, no Catar. O confronto foi marcado pelo equilíbrio e alto nível técnico, mas terminou sem gols no tempo regulamentar. Como a competição não prevê prorrogação, a vaga para a final foi definida diretamente nas cobranças de pênalti.
O duelo foi intenso do início ao fim, com ambas as equipes criando oportunidades e exigindo boas defesas dos goleiros João Pedro e Romário Cunha. Ao longo dos 90 minutos, Brasil e Portugal somaram 21 finalizações (12 brasileiras e 9 portuguesas), além de protagonizarem lances duros que resultaram em quatro cartões amarelos para os portugueses e três para os brasileiros — incluindo um cartão polêmico para Zé Lucas, que, em lance limpo, foi punido de forma questionável.
A decisão se estendeu até a sétima cobrança de pênalti, quando o brasileiro Ângelo parou no goleiro adversário, selando o placar de 6 a 5 para Portugal. Apesar da eliminação, a Seleção Brasileira sub-17 demonstrou qualidade ao longo do torneio, revelando novos talentos do futebol nacional.
A campanha brasileira foi marcada por jogos disputados e decisões nos pênaltis, com vitórias apertadas que atestam a competitividade do grupo. Entre os destaques individuais está Dell, atacante do Bahia, apelidado de "Haaland do Sertão" pela semelhança física e talento como camisa 9. O jovem de 17 anos foi fundamental ao marcar os gols da vitória por 2 a 1 sobre o Marrocos nas quartas de final e converter uma das cobranças na semifinal.
Mesmo fora da briga pelo título, a Seleção Brasileira sub-17 ainda tem compromisso no Mundial: enfrenta a Itália na disputa pelo terceiro lugar, na próxima quinta-feira (27), às 9h30, novamente no Aspire Zone, em Doha.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados