Vida Esportiva
Final do Mundial de Vôlei de Praia feminino pode ser 100% brasileira
Duplas brasileiras dominam semifinais na Austrália e mantêm viva a chance de uma decisão inédita entre compatriotas
O Brasil segue mostrando sua força nas areias internacionais. Na manhã desta sexta-feira, duas duplas brasileiras avançaram às semifinais femininas do Mundial de Vôlei de Praia, realizado em Adelaide, na Austrália. Thamela e Vic superaram as italianas Gottardi e Orsi Toth por 2 sets a 0, enquanto Carol Solberg e Rebecca venceram as canadenses Melissa e Brandie por 2 a 1. Com esses resultados, o país mantém a possibilidade de uma final totalmente brasileira, reforçando seu histórico de destaque no vôlei de praia, modalidade em que é o maior medalhista olímpico.
A partida entre Thamela e Vic começou equilibrada, com as italianas abrindo o placar. No entanto, a dupla brasileira ganhou vantagem na metade do primeiro set e fechou em 21 a 16. O segundo set foi ainda mais disputado, mas novamente as brasileiras confirmaram o domínio, vencendo por 21 a 19. Já Carol e Rebecca enfrentaram mais resistência: após vencerem o primeiro set por 21/17 e perderem o segundo por 18/21, garantiram a vitória no tie-break com 15/9.
“Essa semifinal é para a minha mãe, que sempre acreditou em mim. Minha primeira copa do mundo e tantas outras foram ao lado dela. Não tem uma vez que eu entre dentro de quadra, que eu pise nessa areia e não sinta a presença dela. E, nos momentos difíceis dentro de quadra, é nela que eu penso. Então, sem dúvida nenhuma, é para a minha mãe, que tá sempre comigo”, declarou Carol Solberg, filha da ex-jogadora e treinadora Isabel Salgado, falecida em 2022.
A busca pela final 100% brasileira começa na madrugada deste sábado. Às 2h30 (horário de Brasília), Vic e Thamela enfrentam Tina Graudina e Anastasija Samoilova, da Letônia. Mais tarde, às 6h30, Carol e Rebecca encaram Kristen Nuss e Taryn Brasher, dos Estados Unidos.
Vôlei de praia feminino do Brasil vive fase de glória
Carol lidera o ranking de melhor bloqueadora do mundial e é a segunda maior pontuadora do torneio. Thamela lidera as estatísticas de ataque, enquanto Vic se destaca no saque. O desempenho das atletas reforça o excelente momento do vôlei de praia feminino brasileiro. Em 2024, Duda e Ana Patrícia conquistaram o ouro nas Olimpíadas de Paris, e outras brasileiras figuram entre as melhores do ranking internacional. A dupla campeã olímpica chegou até as oitavas de final do Mundial, mas precisou desistir da competição devido a uma lesão, conforme informou a Confederação Brasileira de Vôlei.
O Brasil soma 14 medalhas olímpicas no vôlei de praia: 4 ouros, 7 pratas e 3 bronzes. Entretanto, o cenário masculino não vive a mesma fase. Nesta sexta-feira, Evandro e Arthur, últimos representantes do país nas quartas de final, foram eliminados pelos suecos Ahman e Hellvig por 2 sets a 0 (22/20 em ambos os sets).
Mais lidas
-
1RELATOS SOBRE O CASO
Homicídio de médico em Arapiraca foi motivado por quebra de medida protetiva e disputa por guarda da filha
-
2ELEIÇÕES NO CHILE
Presidente Gabriel Boric reconhece resultado e parabeniza candidatos do segundo turno
-
3INFRAESTRUTURA URBANA
Obras na Linha Verde avançam e atingem 62% de execução em Maceió
-
4ASSASSINATO
Médica é suspeita de matar colega de profissão a tiros em frente a uma UBS na zona rural de Arapiraca
-
5PERFIL
Quem é Martha Graeff, namorada de Daniel Vorcaro, banqueiro do Master alvo de operação da Polícia Federal