Vida Esportiva

Técnico da Nigéria acusa jogadores do Congo de praticarem vodu durante disputa de pênaltis

Eric Chelle tentou agredir um membro da comissão técnica rival ao final da partida

Agência O Globo - 17/11/2025
Técnico da Nigéria acusa jogadores do Congo de praticarem vodu durante disputa de pênaltis
O técnico Eric Chelle, da Nigéria - Foto: Reprodução / Instagram

O técnico Eric Chelle, da Nigéria, acusou os jogadores da República Democrática do Congo de praticarem vodu durante a disputa de pênaltis, realizada no último domingo, que eliminou os nigerianos da corrida pela classificação à Copa do Mundo de 2026.

A tensão aumentou quando o defensor Chancel Mbemba, do Congo, converteu o pênalti decisivo. Nesse momento, Chelle correu em direção ao banco de reservas adversário e tentou agredir um membro da comissão técnica do Congo. Após a partida, na zona mista, o treinador explicou o motivo de sua irritação, alegando que um integrante do time rival estaria praticando vodu durante as cobranças.

— Durante toda a disputa de pênaltis, o cara do Congo estava fazendo vodu contra nós. O tempo todo. Por isso eu fiquei um pouco irritado no final. Ele fez algo assim (balançando o braço direito), não sei se com uma garrafa de água ou algo do tipo — relatou Eric Chelle na entrevista pós-jogo.

A República Democrática do Congo venceu nos pênaltis por 4 a 3, após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, na final da repescagem para a Copa do Mundo da Confederação Africana de Futebol (CAF). Com o resultado, a equipe congolesa avançou para a repescagem de março, que reunirá seis seleções, enquanto a Nigéria foi eliminada do processo de qualificação.