Vida Esportiva
Copa do Mundo 2026 já tem dois terços das seleções definidas; veja o que falta
Última data Fifa do ano termina com 42 seleções garantidas e apenas seis vagas em aberto
Com a última janela de jogos internacionais de 2025 em andamento, a Copa do Mundo de 2026 já conta com 66% de suas seleções classificadas. Os últimos dias foram decisivos para representantes africanos e europeus, elevando para 32 o número de participantes já confirmados entre os 48 que disputarão o torneio.
Ao final desta data Fifa, restarão apenas seis vagas em aberto para o Mundial: quatro serão decididas na repescagem europeia e duas na repescagem internacional.
Confira as seleções já classificadas para a Copa do Mundo 2026:
África do Sul
Argélia
Argentina
Arábia Saudita
Austrália
Brasil
Cabo Verde
Canadá
Colômbia
Coreia do Sul
Costa do Marfim
Croácia
Egito
Equador
Estados Unidos
França
Gana
Inglaterra
Irã
Japão
Jordânia
Marrocos
México
Nova Zelândia
Noruega
Paraguai
Portugal
Qatar
Senegal
Tunísia
Uzbequistão
Uruguai
O que falta definir para a Copa do Mundo 2026
Das 16 vagas que estavam em aberto, 11 pertencem às Eliminatórias da Europa (Uefa), três às Eliminatórias das Américas do Norte, Central e Caribe (Concacaf) e outras duas serão disputadas na repescagem internacional.
Europa:
Sete vagas diretas seguem indefinidas no continente europeu, enquanto outras quatro serão disputadas por meio da repescagem interna.
Alemanha, Áustria, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Dinamarca, Escócia, Eslováquia, Espanha, Holanda, Macedônia do Norte, País de Gales, Polônia e Suíça ainda têm chances de classificação direta.
Já estão garantidas na repescagem: Ucrânia, Irlanda, Itália, Albânia e República Tcheca. Outras sete seleções também disputarão essa fase, que terá jogos em março de 2026.
Américas do Norte, Central e Caribe:
Na Concacaf, a definição ficará para a última rodada das Eliminatórias. Suriname, Panamá, Jamaica, Curaçao, Honduras, Costa Rica e Haiti seguem com chances de conquistar uma vaga no Mundial.
Repescagem internacional:
Três das seis vagas da repescagem internacional, que reúne seleções de diferentes confederações, ainda estão indefinidas. Duas delas serão ocupadas pelos melhores segundos colocados da Concacaf, e a última será decidida entre Iraque e Emirados Árabes Unidos, que disputam a rodada final das Eliminatórias Asiáticas (AFC). O primeiro confronto terminou empatado em 1 a 1, em Abu Dhabi, e a partida decisiva ocorre nesta terça-feira, em Basra.
Já estão garantidos na repescagem internacional a República Democrática do Congo, que venceu a Nigéria nos pênaltis no domingo, além de Nova Caledônia (Oceania/OFC) e Bolívia (América do Sul/Conmebol). As partidas da repescagem estão previstas para março do próximo ano.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
3SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso
-
4POLÊMICA
Inversão de valores: Suzane von Richthofen agradece seguidores após alcançar 100 mil no Instagram
-
5TELEVISÃO
Betty Gofman se despede de 'Êta Mundo Bom!': "Medéia foi pro hospício e vai morar pra sempre no meu coração"