Vida Esportiva
Portugal garante vaga na Copa do Mundo de 2026 com goleada histórica; Irlanda avança à repescagem após virada emocionante
Às 16h45, Noruega pode confirmar liderança do grupo I diante da Itália, que precisa de vitória elástica para evitar a repescagem
A última rodada das Eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo de 2026 confirmou a classificação de Portugal, e em grande estilo. Sob o comando de Bruno Fernandes, do Manchester United, e João Neves, do PSG, a seleção portuguesa goleou a Armênia por 9 a 1, assegurando a liderança do grupo F com 13 pontos. Renato Veiga, Gonçalo Ramos e Francisco Conceição também marcaram para os portugueses, enquanto Eduard Spertsyan descontou para os armênios.
Apesar da goleada lusitana, a partida mais emocionante do grupo F foi protagonizada pela Irlanda, que garantiu vaga na repescagem com um gol nos minutos finais. O atacante Troy Parrott, herói do confronto anterior contra Portugal, voltou a se destacar ao marcar um hat-trick na vitória por 3 a 2 sobre a Hungria, em Budapeste. Lukács e Varga fizeram os gols húngaros.
A Hungria chegou a liderar o placar em duas oportunidades ainda no primeiro tempo, indo para o intervalo com vantagem de 2 a 1, resultado que a classificaria para a repescagem. A equipe de Szoboszlai, do Liverpool, poderia até empatar para garantir a vaga. No entanto, com gols aos 35 e 51 minutos do segundo tempo, Parrott conduziu a Irlanda à última chance de assegurar presença na Copa do Mundo de 2026.
Já classificadas, França e Inglaterra também venceram seus compromissos finais nas Eliminatórias. Utilizando uma equipe alternativa, os franceses superaram o Azerbaijão por 3 a 1. Os ingleses, por sua vez, derrotaram a Albânia, comandada por Sylvinho, que disputará a repescagem, por 2 a 0.
No grupo D, liderado pela França, a Ucrânia venceu a Islândia por 2 a 0 com dois gols nos acréscimos e garantiu vaga na repescagem. A partida foi realizada em Varsóvia, na Polônia, devido à guerra em território ucraniano.
Mais tarde, às 16h45, a Noruega pode confirmar a liderança do grupo I diante da Itália. Jogando em Milão, os italianos precisam vencer por nove gols de diferença para ultrapassar os noruegueses e garantir classificação direta à Copa do Mundo, evitando a repescagem.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado