Vida Esportiva

Luisa Stefani e Timea Babos ficam com o vice no WTA Finals; brasileira destaca superação após derrota

Russa Veronika Kudermetova brilhou nos saques e, ao lado da belga Elise Mertens, garantiu o título da competição

Agência O Globo - 08/11/2025
Luisa Stefani e Timea Babos ficam com o vice no WTA Finals; brasileira destaca superação após derrota
- Foto: Reprodução / Instagram

Em Riad, na Arábia Saudita, a brasileira Luisa Stefani disputou neste domingo (data a inserir) a final do WTA Finals ao lado da húngara Timea Babos, enfrentando a dupla formada pela russa Veronika Kudermetova e pela belga Elise Mertens, em confronto entre as oito melhores duplas da temporada. Após um primeiro set equilibrado, vencido pelas adversárias por 7/6, a decisão foi definida no segundo set, quando as europeias dominaram e fecharam por 6/1.

Esta foi a maior final da carreira de Luisa, que buscava igualar o feito do compatriota Gustavo Kuerten, único brasileiro a vencer o Finals (em 2000, Lisboa). A brasileira mostrou agressividade nas subidas à rede e se destacou em alguns lances, mas encontrou pela frente uma performance impecável de Kudermetova, especialmente no saque.

Após o jogo, Luisa Stefani emocionou a parceira Babos, que, aos 32 anos, revelou estar próxima da aposentadoria. Com o microfone em mãos, a brasileira ressaltou a importância das experiências vividas ao longo do ano e o valor das parcerias no esporte.

— Para mim, essa é a parte mais bonita do tênis: os momentos que compartilhamos, as batalhas, as derrotas, que doem, como essa de hoje, mas conseguimos encontrar um lado positivo e entender que tudo isso faz parte da vida. E o mais importante é com quem você compartilha isso. Então, obrigada por compartilhar esse ano comigo, por dividir a quadra — declarou Luisa. — Foi um dos melhores anos da minha carreira.

Luisa também agradeceu à equipe técnica e aos familiares, destacando a importância de ter pessoas certas ao seu lado: "Vou me dar algum crédito por ter escolhido as pessoas certas para estarem ao meu lado. Nada se conquista sozinha, e tenho uma equipe incrível nos bastidores".

Primeiro set equilibrado

O primeiro set, que durou 1h06, foi decidido apenas no tiebreak. Stefani e Babos começaram melhor, mas viram as adversárias reagirem e virarem o placar. Após uma sequência de cinco games perdidos, a dupla da brasileira reagiu e chegou a virar para 5/4, com uma série de oito pontos consecutivos. No entanto, Kudermetova e Mertens retomaram o controle, e um erro de Babos, que arremessou a raquete ao chão, marcou o fim da reação. Uma subida à rede de Luisa ainda garantiu o empate em 6/6, levando a definição para o tiebreak, vencido pelas europeias por 7/6.

Domínio europeu no segundo set

A derrota no primeiro set parece ter afetado o desempenho da dupla de Luisa. Cometendo mais erros, especialmente por parte de Babos, as duas não conseguiram retomar o ritmo. Kudermetova se destacou com uma sequência de saques potentes, e as adversárias fecharam o segundo set em apenas 31 minutos, com um expressivo 6/1. Assim, Kudermetova e Mertens conquistaram o título do WTA Finals, repetindo o feito de 2022.