Vida Esportiva
Luisa Stefani e Timea Babos ficam com o vice-campeonato no WTA Finals após queda no segundo set
Russa Veronika Kudermetova brilha nos saques e define vitória ao lado de Elise Mertens
Em Riad, na Arábia Saudita, a brasileira Luisa Stefani disputou ao lado da húngara Timea Babos a final do WTA Finals, torneio que reúne as oito melhores duplas da temporada. Após um primeiro set equilibrado, vencido pelas rivais — a russa Veronika Kudermetova e a belga Elise Mertens — por 7/6, o segundo set foi dominado pela dupla europeia, que fechou por 6/1.
Esta foi a maior final da carreira de Luisa Stefani, que buscava igualar o feito de Gustavo Kuerten, o Guga, até então o único brasileiro campeão do Finals (em 2000, em Lisboa). Luisa se destacou com subidas à rede, mas Kudermetova foi decisiva, especialmente com saques potentes e consistentes.
Primeiro set equilibrado
O primeiro set, com duração de 1h06, foi decidido no tiebreak. Luisa e Babos começaram melhor, mas permitiram a virada das adversárias. Após uma sequência de cinco games perdidos, a dupla da brasileira reagiu, empatou e virou o placar para 5/4, com oito pontos consecutivos. No entanto, Kudermetova e Mertens retomaram o controle e chegaram a provocar a irritação de Babos, que, ao errar um ponto quando perdia por 6/5, atirou a raquete no chão.
Uma das subidas à rede de Luisa foi fundamental para empatar o set em 6/6, levando a decisão ao tiebreak, vencido pelas europeias, que fecharam o set em 7/6.
Segundo set sem reação
A derrota no primeiro set afetou o desempenho da dupla de Luisa, que cometeu mais erros, especialmente com Babos. Sem conseguir retomar o ritmo, as duas viram Kudermetova encaixar uma sequência de saques no segundo set, que durou apenas 31 minutos. O domínio foi total da dupla europeia, que venceu por 6/1, garantindo o título. Em 2022, Mertens e Kudermetova também haviam conquistado o torneio.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado