Vida Esportiva
Raphinha é indicado ao prêmio Fifa The Best; outros brasileiros disputam seleção da temporada
Atacante do Barcelona é o único brasileiro entre os finalistas ao principal prêmio, enquanto atletas que atuaram no Brasil concorrem à seleção ideal do ano
Destaque do Barcelona na temporada 2024/25, Raphinha foi indicado ao prêmio Fifa The Best, que reconhece o melhor jogador do mundo no período. Ele é o único brasileiro entre os finalistas da categoria principal, mas outros atletas ligados ao futebol brasileiro disputam vagas na seleção ideal do ano.
Para conquistar o troféu, Raphinha terá de superar nomes de peso do futebol internacional. Entre seus próprios companheiros de equipe, a concorrência inclui Lamine Yamal e Pedri. No total de indicações, o Barcelona só fica atrás do PSG, que faturou a Liga dos Campeões pela primeira vez e foi vice no Mundial de Clubes, colocando quatro jogadores entre os candidatos: Dembelé (também destaque pela seleção de Marrocos e atual Bola de Ouro), Hakimi (Marrocos), Nuno Mendes e Vitinha (Portugal). Outros nomes de destaque na disputa são Kane (Inglaterra e Bayern de Munique), Mbappé (França e Real Madrid) e Salah (Egito e Liverpool).
O desempenho dos clubes brasileiros no Mundial de Clubes também foi reconhecido. Seis jogadores que defenderam equipes do Brasil na competição estão na briga por um lugar na seleção do ano. Semifinalistas com o Fluminense, o goleiro Fábio, o zagueiro Thiago Silva e o meio-campista Jhon Arias (hoje no Wolverhampton, da Inglaterra) representam o tricolor na votação. Pelo Botafogo, o goleiro John, atualmente no Nottingham Forest (Inglaterra), e o atacante Luiz Henrique, do Zenit (Rússia), se destacaram na campanha. O goleiro Weverton, do Palmeiras, também aparece entre os indicados.
No feminino, o domínio é de espanholas e inglesas, finalistas da Euro realizada em julho. A favorita é Aitana Bonmatí, do Barcelona, vencedora da Bola de Ouro por três anos consecutivos. Outras espanholas em destaque são Patri Guijarro, Claudia Pina e Alexia Putellas, todas do Barcelona, além de Mariona Caldentey, do Arsenal.
Entre as campeãs da Euro, estão Lucy Bronze e Lauren James (Chelsea), Chloe Kelly, Alessia Russo e Leah Williamson (Arsenal). Diani e Dumornay (Lyon), Sandy Baltimore (França e Chelsea), Ewa Pajor (Polônia e Wolfsburg), Chawinga (Malásia e KC Current) e Nathalie Bjorn (Suécia e Chelsea) completam a lista de concorrentes.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado