Vida Esportiva
Aos 78 anos e na luta contra o rebaixamento: conheça o técnico mais velho em atividade do Brasil
Aderbal Lana é o atual treinador do Amazonas, na segunda divisão do Brasileiro
Aderbal Lana, atual técnico do Amazonas, é reconhecido como o treinador em atividade mais velho do futebol brasileiro. Prestes a completar 79 anos — aniversário celebrado no próximo dia 10 —, Lana fez sua estreia à frente da equipe com uma vitória por 2 a 0 sobre o Cuiabá, em Manaus, no último domingo (2). Ele assumiu o comando após a saída de Márcio Zanardi, com a missão de evitar o rebaixamento do time para a Série C do Campeonato Brasileiro.
Nascido em Uberlândia, Minas Gerais, Lana já havia ocupado o cargo de técnico do Amazonas até fevereiro deste ano, quando foi transferido para a função de coordenador técnico. Agora, retorna ao posto principal para liderar o clube na reta final da competição. Seu filho, Yorran Lana, segue os passos do pai e atua como auxiliar técnico do Amazonas.
Antes de iniciar a trajetória como treinador, Aderbal Lana atuou como jogador em clubes como Anápolis, Itumbiara e Atlético Goianiense. Em 1973, pendurou as chuteiras e iniciou sua carreira de técnico, comandando inicialmente o Itumbiara, de Goiás. Passou ainda por equipes como Goiânia e Atlético Goianiense, além de outros clubes, totalizando mais de 20 equipes dirigidas ao longo da carreira.
Com uma trajetória vitoriosa, Lana soma 11 títulos do Campeonato Amazonense, conquistados por Nacional, Rio Negro, São Raimundo e Manaus, além de três títulos na Copa Norte, todos pelo São Raimundo.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado