Vida Esportiva
Reedição da 'Batalha dos Sexos' coloca Sabalenka e Kyrgios frente a frente em Dubai
Tenistas se enfrentam em 28 de dezembro; relembre outros duelos marcantes entre homens e mulheres
Uma nova edição da chamada "Batalha dos Sexos" está programada para o fim deste ano. A número 1 do mundo no tênis feminino, Aryna Sabalenka, enfrentará o australiano Nick Kyrgios, atualmente 652º colocado no ranking masculino, em partida marcada para o dia 28 de dezembro, em Dubai. O evento é promovido pela agência que representa ambos os atletas.
O duelo será considerado a quarta edição da "Batalha dos Sexos", termo consagrado desde os anos 1970 para confrontos de tênis entre homens e mulheres. Naquele período, tenistas lideradas por Billie Jean King protagonizaram partidas históricas em defesa da igualdade de direitos no esporte.
O primeiro confronto ocorreu em maio de 1973, na Califórnia. Bobby Riggs, ex-número 1 do mundo e já aposentado, desafiou Margaret Court, então líder do ranking feminino. Riggs levou a melhor e venceu Court por 6/2 e 6/1, em partida que teve grande repercussão.
Quatro meses depois, aconteceu o duelo mais famoso: no Texas, Riggs desafiou Billie Jean King, que venceu por 6/4, 6/3 e 6/3. O jogo foi transmitido para cerca de 90 milhões de espectadores em mais de 30 países, tornando-se um marco na luta pela igualdade de gênero no esporte. O confronto inspirou documentários e filmes.
Em 1998, as irmãs Williams também desafiaram o sexo oposto. Na ocasião, afirmaram que poderiam vencer qualquer jogador fora do top 200. Durante o Aberto da Austrália daquele ano, enfrentaram o alemão Karsten Braasch, então 203º do ranking. Ele disputou um set contra cada uma e venceu Serena por 6/1 e Venus por 6/2.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados