Vida e Saúde
Profissionais de saúde começam a ser imunizados contra dengue com vacina de dose única
Ministro Alexandre Padilha afirma que vacinação será ampliada gradualmente e população adulta deve ser contemplada ainda este ano
O governo federal anunciou o início da vacinação contra a dengue para profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país, utilizando a Butantan-DV, primeira vacina de dose única para prevenção da doença. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (9), durante evento no Instituto Butantan, em São Paulo, com a presença do presidente Lula (PT) e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Serão imunizados todos os profissionais que atuam em unidades básicas de saúde, incluindo agentes comunitários, médicos e enfermeiros. Durante a cerimônia, o ministro Alexandre Padilha aplicou a vacina em duas enfermeiras da rede municipal de saúde de São Paulo. Também receberão as doses os voluntários do estudo clínico que receberam placebo, entre eles Esper Kallás, presidente do Butantan.
De acordo com Padilha, a campanha de vacinação será ampliada gradativamente, com previsão de iniciar a imunização da população adulta ainda em 2024. Como os estudos clínicos avaliaram a segurança e eficácia do imunizante em pessoas de até 59 anos, a vacinação começará por esse grupo etário e será expandida para faixas etárias mais jovens, conforme a capacidade de produção do Butantan e da farmacêutica chinesa WuXi, parceira na ampliação do fornecimento das doses. A expectativa é receber até 30 milhões de doses no segundo semestre de 2026.
— A nossa previsão é começar esse ano, em 2026, vacinar também o público geral de 59 anos e descendo até 15 anos. Essa é a nossa previsão. Além disso, todos os municípios brasileiros já estão com a outra vacina, que é a Takeda, o Ministério da Saúde comprou toda a produção. Só para vocês terem ideia, a gente saiu de 11 milhões de doses para 18 milhões de doses nos próximos dois anos. Então só esse ano a gente já tem 9 milhões de doses distribuídas em todos os municípios para vacinar o público de 10 a 14 anos. Por isso que a gente sempre fala, é muito bom ter essas duas armas novas. A vacina 100% nacional, uma dose apenas, que é a do Butantan, e a outra vacina internacional, que é para o público mais restrito, 10 a 14 anos, que são duas doses — explicou Padilha.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região