Vida e Saúde
Sem lavar as mãos: Milena reclama de Edilson no BBB; quais os riscos de ignorar essa regra de higiene?
Não lavar as mãos após usar o banheiro ou antes de cozinhar é um risco grave de contaminação, permitindo a transferência de diversas bactérias
Há regras de higiene que são básicas, como: lavar as mãos depois de ir ao banheiro e antes de preparar a comida, mas parece que o ex-jogador de futebol Edilson Capetinha não seguiu nenhuma das duas dentro da casa mais vigiada do Brasil. A competidora, Milena Moreira, reclamou que o brother não teria lavado as mãos após fazer xixi e, logo depois, foi preparar uma feijoada para os moradores da casa.
Pancreatite:
O que é mushin:
Não lavar as mãos após usar o banheiro é um risco grave de contaminação, permitindo a transferência de bactérias como E. coli e Salmonella, vírus de gastroenterites e hepatite A. Essa prática facilita a transmissão de doenças para outras pessoas e superfícies. Ao preparar comidas com as mãos contaminadas, pode haver a contaminação cruzada que, neste caso específico, é quando as bactérias das mãos passam para os alimentos que serão preparados.
Entre as doenças mais comuns com este tipo de infecção estão: diarreia, gripes e infecções graves. Um estudo realizado nos Estados Unidos por pesquisadores da Universidade do Estado de Michigan mostrou que apenas 5% das pessoas que usam o banheiro lavam a mão por tempo suficiente para matar os germes que causam doenças. E 15% dos homens simplesmente não lavam as mãos após usar o banheiro. Entre as mulheres, a proporção foi de 7%.
Os pesquisadores observaram 3.749 pessoas em banheiros públicos e publicaram os resultados no periódico de saúde ambiental Journal of Environmental Health.
Em 2024, o triatleta Seth Rider chocou a comunidade médica ao revelar que não lavava as mãos depois de ir ao banheiro para evitar contrair bactérias na prova no rio Sena. O atleta estava preocupado com a exposição à bactéria E. coli, presente nas águas do rio Sena durante a prova de nado nas Olimpíadas.
“Lavar as mãos depois de usar o banheiro serve principalmente para não infectar outras pessoas caso você já esteja infectado. Quem não realiza a prática não está reduzindo o risco dele, mas aumentando o risco para outras pessoas que estão em volta”, explica o professor Paul Hunter, renomado especialista em doenças infecciosas da Universidade de East Anglia, na Inglaterra.
Anvisa
Especialistas há muito se preocupam com a E. coli produtora de toxina shiga (STEC), uma cepa rara do micróbio causador de diarreia.
O STEC é considerado extremamente infeccioso e, em até 15% dos casos, o micróbio pode causar síndrome hemolítico-urêmica (SHU), uma condição potencialmente fatal que pode levar à insuficiência renal. Uma pequena proporção de adultos pode desenvolver uma condição semelhante chamada púrpura trombocitopênica trombótica (PTT).
Como evitar?
É necessário lavar as mãos depois de sair do banheiro com sabão, esfregando entre os dedos e debaixo das unhas por tempo suficiente — segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a ação deve durar pelo menos entre 40 e 60 segundos, para conseguir uma higiene segura. Os órgãos aconselham cantar “parabéns pra você" duas vezes durante a execução desta ação.
Também é preciso usar sempre sabão, pois a água não será suficiente para eliminar os elementos gordurosos alojados na pele. Muitos recomendam usar versões líquidas, por serem mais higiênicas e adequadas para todos os públicos.
Faça espuma abundante e distribua em cada parte da mão, tanto na palma quanto nas costas, cobrindo cada um dos dedos e unhas. Toda a superfície deve ser ensaboada com fricção constante.
Vasos se dilatam no calor:
A OMS estabelece que a falta ou a forma incorreta de lavar as mãos acarreta diversos riscos à saúde. Muitas doenças, poluentes, bactérias e vírus são contaminados através desta parte do corpo. Isso porque, através do toque, o ser humano fica exposto a diversos agentes, que, ao manipular os alimentos, tocar a boca, os olhos ou as narinas, ganham acesso ao corpo.
A mão deve ser lavada, principalmente, nas seguintes situações:
Ao chegar em casa, da rua, do jardim, do quintal ou de qualquer lugar.
Antes de comer ou fazer qualquer uma das refeições do dia.
Antes e depois de cozinhar.
Durante o preparo das refeições. É preciso lavar as mãos após manipular cada tipo de produto, como carnes, ovos, vegetais.
Depois de tocar em animais.
Depois de ter manuseado objetos sujos, locais empoeirados, ter brincado ou realizado tarefas com tintas, produtos ou materiais que tenham estado em contato com outras pessoas ou com o chão.
Após tossir ou espirrar, limpar o nariz ou a boca.
Antes e depois de ter contato com uma pessoa doente.
Depois de ir ao banheiro.
Antes de lavar ou tocar o rosto.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região
-
5TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar