Vida e Saúde

Uso regular de fio dental pode reduzir risco de demência, aponta análise

Pesquisador sugere que o hábito de higiene bucal pode ser uma estratégia adicional de prevenção

Agência O Globo - 06/02/2026
Uso regular de fio dental pode reduzir risco de demência, aponta análise
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Uma pesquisa apresentada na International Stroke Conference, realizada em Nova Orleans, nos Estados Unidos, aponta uma possível relação entre o uso regular de fio dental — definido pelo estudo como ao menos uma vez por semana — e uma menor incidência de demência em anos posteriores.

Detalhes do estudo

A análise foi conduzida por Souvik Sen, professor de neurologia da Universidade da Carolina do Sul, com base em dados do ARIC (Risco de Aterosclerose em Comunidades), um extenso estudo que monitora adultos entre 45 e 65 anos nos Estados Unidos desde 1987. O ARIC avalia hábitos de vida e doenças, principalmente cardiovasculares, ao longo de décadas.

No recorte apresentado por Sen, foram analisados dados de 1996 a 2021, envolvendo 9,7 mil participantes. Após 25 anos de acompanhamento, a incidência de demência foi de 50% entre os que usavam fio dental, contra 57% no grupo que não utilizava o item. Curiosamente, essa diferença não foi observada entre grupos que escovavam ou não os dentes regularmente.

Discussões e limitações

Especialistas presentes na conferência levantaram a hipótese de que o declínio cognitivo poderia ser a razão para o menor uso do fio dental, e não o contrário. No entanto, Sen explicou que o levantamento sobre o uso do fio dental foi realizado antes do diagnóstico de demência, o que reforça a hipótese preventiva.

Em análises anteriores com o mesmo banco de dados, o pesquisador já havia relacionado o uso do fio dental à redução do risco de AVC, atribuindo o benefício à diminuição de casos de periodontite — infecção bucal que pode impactar a saúde cerebral.

Estudo preliminar

A avaliação apresentada é preliminar, ainda não publicada na íntegra nem revisada por pares.

*A repórter participou do International Stroke Conference, evento vinculado à Associação Americana do Coração, a convite da Bayer.