Vida e Saúde

Marcos Mion enfrenta crise de hérnia de disco; saiba identificar os principais sintomas

Mais comum nas regiões lombar e cervical, a hérnia de disco causa dores intensas e pode paralisar movimentos

Agência O Globo - 06/02/2026
Marcos Mion enfrenta crise de hérnia de disco; saiba identificar os principais sintomas
Marcos Mion enfrenta crise de hérnia de disco; saiba identificar os principais sintomas - Foto: Reprodução

O apresentador Marcos Mion compartilhou nas redes sociais um vídeo em que aparece enfrentando uma crise de hérnia de disco. Durante as gravações do especial de carnaval do programa "Caldeirão com Mion", ele revelou que começou a sentir os sintomas no dia anterior, mas decidiu seguir com o trabalho, dançando e pulando no palco. "Eu curto aquele palco como se não tivesse amanhã. Com muita dor, sabendo onde isso vai dar", relatou Mion.

Segundo o apresentador, a condição é "uma tragédia". "Você para em qualquer lugar para dar uma espaçada nas costas e respirar", desabafou no vídeo.

O que é hérnia de disco?

A hérnia de disco ocorre quando o núcleo pulposo — parte interna e mais macia dos discos intervertebrais — se desloca para o canal da coluna, comprimindo estruturas nervosas. A condição é mais frequente nas regiões lombar e cervical e pode ter diversas causas, incluindo predisposição genética e hábitos inadequados.

Principais sintomas

Os sintomas variam conforme a localização da hérnia, mas os mais comuns incluem:

Dor intensa na coluna, especialmente no local da hérnia;

Alterações de sensibilidade ou dor nos membros superiores (quando a hérnia está na cervical);

Alterações de sensibilidade ou dor nos membros inferiores (quando localizada na lombar);

Formigamento;

Perda de força muscular.

De acordo com o ortopedista Christiano Esteves Simões, a maioria das hérnias ocorre na região lombar, provocando sintomas conhecidos como "ciáticos", que vão desde dores irradiadas até formigamento e perda de força. Já as hérnias cervicais e torácicas podem levar a quadros mais graves, com risco de compressão medular, resultando em fraqueza, paralisia parcial ou, em casos extremos, paraplegia e tetraplegia.

Causas

Fatores genéticos são determinantes para o desenvolvimento da hérnia de disco, mas questões posturais, atividades repetitivas, sobrecarga e hábitos como o tabagismo também contribuem. O cigarro, por exemplo, acelera o desgaste do anel fibroso, estrutura que protege o disco intervertebral.

Segundo especialistas, a hérnia de disco costuma surgir entre a terceira e quarta décadas de vida, mas pode acometer pessoas de qualquer idade, inclusive adolescentes e idosos.

Tratamento

Na maioria dos casos, o tratamento é conservador, com fisioterapia para fortalecimento e alongamento muscular, orientações posturais, redução de riscos e repouso. Segundo o Ministério da Saúde, 90% dos pacientes conseguem retomar suas rotinas em até um mês. Cirurgia é indicada apenas quando o tratamento conservador não apresenta resultados, considerando a gravidade dos sintomas e possíveis déficits motores.

Como prevenir a hérnia de disco?

Algumas medidas ajudam a reduzir o risco de hérnia de disco:

- Manter atenção à postura;

- Reduzir atividades que sobrecarregam a coluna;

- Evitar o tabagismo;

- Praticar exercícios físicos regularmente.