Vida e Saúde

Novo comprimido reduz risco de segundo AVC em 26%

Medicamento apresentado em congresso internacional mostra eficácia em AVCs secundários sem aumentar risco de sangramento

Agência O Globo - 05/02/2026
Novo comprimido reduz risco de segundo AVC em 26%
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Um novo comprimido experimental demonstrou reduzir em 26% o risco de um segundo Acidente Vascular Cerebral (AVC) em pessoas que já sofreram o evento. O resultado foi apresentado durante a International Stroke Conference, realizada em Nova Orleans, nos Estados Unidos.

Sobreviventes de AVC enfrentam um risco significativo de recorrência: segundo a Associação Americana do Coração (American Heart Association), um em cada quatro pacientes pode sofrer um segundo episódio, conhecido como AVC secundário.

O medicamento, desenvolvido pela Bayer para uso diário, foi testado em um estudo clínico com 12 mil pacientes de 37 países, em comparação com placebo. Os resultados indicaram que o novo fármaco não aumentou o risco de sangramentos intracranianos — uma preocupação comum em terapias anteriores.

Os participantes incluídos no estudo haviam sofrido um AVC isquêmico não relacionado a problemas cardíacos (não-cardioembólico) ou um ataque isquêmico transitório (AIT), conhecido como "mini-AVC", caracterizado por sintomas temporários e ausência de danos cerebrais permanentes.

O ensaio clínico de fase 3 foi conduzido entre 2022 e 2025. Para que o medicamento esteja disponível aos pacientes, será necessário obter aprovação de órgãos regulatórios, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no Brasil, e a Food and Drug Administration (FDA), nos Estados Unidos.

*A repórter participou da International Stroke Conference, evento ligado à Associação Americana do Coração, a convite da Bayer.