Vida e Saúde

Menino de 5 anos detido pelo ICE nos EUA volta para casa; veja vídeo

Juiz ordenou, neste sábado, a libertação da criança e do pai, detidos durante uma ofensiva migratória no estado de Minnesota

Agência O Globo - 01/02/2026
Menino de 5 anos detido pelo ICE nos EUA volta para casa; veja vídeo
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O menino de 5 anos que estava detido há duas semanas em um centro de detenção do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) no Texas foi libertado neste sábado e já está de volta para casa. A informação foi divulgada pelo deputado democrata do Texas, Joaquín Castro, em publicação na rede social X.

Castro escreveu: “Liam e seu pai saíram do centro de detenção de Dilley ontem à noite. Eles nunca deveriam ter estado lá. Graças às suas vozes e à sua indignação, eles agora estão livres”, acompanhando o texto com fotos da criança e do pai juntos.

Em 20 de janeiro, Liam Conejo Ramos e seu pai, Adrian Conejo Arias, foram detidos nas ruas de Minneapolis, Minnesota, durante uma operação do ICE voltada à prisão e deportação de imigrantes em situação irregular.

Celas sem janelas e guardas ‘severos’

O ICE tem sido alvo de controvérsias devido à amplitude de suas operações desde o retorno de Donald Trump à presidência, especialmente após a morte de dois manifestantes por agentes do órgão em janeiro, também em Minneapolis.

Uma foto de Liam, de 5 anos, no momento da detenção — assustado, usando um gorro azul com orelhas de coelho e mochila, enquanto era segurado por um agente vestido de preto — repercutiu mundialmente e gerou comoção.

O vice-presidente dos EUA, JD Vance, alegou que o menino foi detido após seu pai, supostamente um imigrante ilegal, tentar fugir para evitar a prisão.

Adrian e Liam passaram 12 dias em um centro de detenção para famílias migrantes no Texas, a cerca de 1.800 quilômetros de Minneapolis. Neste sábado, um juiz federal determinou a libertação dos dois.

Na decisão, o magistrado afirmou que “este assunto tem origem na implementação, mal concebida e mal executada pelo governo, de cotas diárias de deportações, ainda que isso implique traumatizar crianças”. Ele também destacou: “Parece que o governo ignora um documento histórico americano chamado Declaração de Independência”.

Após a decisão judicial, pai e filho foram libertados no mesmo dia. Segundo Joaquín Castro, o parlamentar acompanhou pessoalmente o retorno dos dois, neste domingo pela manhã, a Minneapolis.

“Não vamos parar até que todas as famílias, todas as crianças, estejam de volta a seus lares”, afirmou Castro na rede X.