Vida e Saúde
Lula passa por cirurgia de catarata: entenda o procedimento e a recuperação
A catarata é uma doença ocular que deixa a visão opaca e é a principal causa de cegueira no mundo.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi submetido a uma cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta-feira (30), em Brasília. O procedimento ocorre após Lula já ter realizado uma cirurgia semelhante em outubro de 2020. Segundo o Ministério da Saúde, a catarata é uma condição em que a visão se torna opaca, comprometendo a qualidade de vida dos pacientes.
A doença está frequentemente associada ao envelhecimento. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é a principal causa de cegueira na população mundial. O surgimento é mais comum em pessoas acima de 70 anos, mas pode ocorrer em qualquer fase da vida.
Como é a cirurgia de catarata?
O procedimento, chamado facectomia, consiste na retirada do cristalino afetado e sua substituição por uma lente artificial, conhecida como implante intraocular. Segundo a Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR), a cirurgia de catarata é a mais realizada na oftalmologia e tem passado por avanços significativos nas últimas décadas.
O implante da lente artificial exige precisão e deve ser feito por um profissional experiente. Apesar da delicadeza, trata-se de um procedimento seguro, de baixo risco, com duração média de 15 minutos.
A recuperação costuma variar de 2 a 7 dias, na ausência de complicações. Nesse período, recomenda-se retomar apenas atividades leves, evitando dirigir, levantar peso ou praticar exercícios físicos, para não comprometer a recuperação. O mais importante na primeira semana é proteger os olhos contra poeira, vento e luz intensa. Após o primeiro mês, o paciente geralmente pode retomar as atividades normais com segurança.
Além de restaurar a visão, a cirurgia pode corrigir o grau de miopia, hipermetropia e astigmatismo, graças às lentes intraoculares.
Quais são os sintomas da catarata?
Nos estágios iniciais, a catarata geralmente não é visível a olho nu e seus sintomas tendem a ser discretos, o que dificulta o diagnóstico precoce. Com a progressão da doença, ocorre perda gradual da qualidade visual, podendo levar à cegueira.
Entre os principais sintomas estão:
- Sensação de visão embaçada;
- Alteração frequente do grau dos óculos;
- Maior sensibilidade à luz;
- Reflexos espalhados ao redor de fontes luminosas;
- Percepção de cores desbotadas.
É comum também o agravamento da miopia, com redução da visão em ambientes de baixo contraste e pouca luminosidade, principalmente para enxergar de longe.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região
-
5TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar