Vida e Saúde
Você acredita que beija bem? Seis sinais de que pode não ser tão bom assim
Especialista aponta dicas para aprimorar o beijo e evitar que a falta de química prejudique o relacionamento
O beijo é considerado uma das primeiras formas de intimidade entre um casal. Ele serve como um teste para avaliar a química e é uma das maneiras mais rápidas de criar laços emocionais, além de indicar como a relação pode evoluir na intimidade.
Quando a paixão esfria:
Com o passar dos anos, é comum que a frequência dos beijos e carinhos diminua em um relacionamento. No entanto, a ausência de beijos pode não ser apenas uma consequência natural do tempo, mas um sinal de que o parceiro está insatisfeito com a forma como você beija.
Segundo a terapeuta Annabelle Knight, existem ao menos seis sinais de que o parceiro pode não estar satisfeito com os beijos. Confira quais são:
1. Evitar beijar
A especialista explica que parceiros insatisfeitos tendem a evitar beijos de maneira sutil, desviando para um selinho na bochecha, por exemplo. Eles também podem encontrar desculpas para escapar do momento, como comentar sobre o cachorro ou a chaleira.
Além disso, é comum que substituam beijos românticos por gestos mais platônicos, como abraços ou beijos na testa.
2. Não iniciar beijos
O parceiro pode não evitar o beijo, mas também não tomar a iniciativa. “Se você não iniciasse os beijos, haveria algum? Se a resposta for não, é importante refletir sobre o motivo, especialmente se o restante do relacionamento vai bem”, afirma Knight.
3. Indo direto ao sexo
Para muitos casais, o beijo é mais íntimo que o sexo, pois envolve proximidade física e emocional. Se o casal mantém relações sexuais, mas raramente se beija, isso pode indicar que a outra pessoa está mascarando a aversão ao beijo com a promessa do sexo, alerta a especialista.
4. Usando o humor para evitar intimidade
É difícil criar um clima romântico quando o parceiro faz piadas no momento do beijo. “Se, ao se inclinar para um beijo, seu parceiro transforma tudo em brincadeira, talvez seja hora de refletir sobre as motivações dele(a)”, orienta Knight.
5. Sinais na linguagem corporal
Observe como seu parceiro reage ao beijá-lo. O beijo envolve mais do que apenas lábios: é contato físico, paixão e sentimento. Se o parceiro fica rígido, em silêncio ou demonstra desconforto, pode ser um sinal de insatisfação. Mesmo que não queira magoar seus sentimentos, ele pode beijar apenas por obrigação.
6. Orientação sutil
Frases como “Adoro quando você me beija suavemente” podem ser uma forma gentil de sugerir mudanças. Analise se você tem seguido essas orientações e reflita sobre o motivo de ainda não ter adaptado seu comportamento, recomenda a terapeuta.
Segundo Knight, receber orientações e dicas significa que ainda há esperança e interesse do parceiro.
Como melhorar?
O principal segredo, segundo Knight, é a comunicação. Se houver desconfiança ou preocupação com a falta de beijos, o ideal é conversar de forma honesta, mas escolher o momento adequado: evite iniciar a conversa durante um beijo ou em momentos íntimos, pois as pessoas estão mais vulneráveis.
Também não é recomendável conversar sobre isso no quarto, para não associar lembranças desconfortáveis ao ambiente. Prefira um espaço neutro e um momento descontraído. Use uma linguagem casual, sem julgamentos, e reserve tempo suficiente para a conversa. “Ninguém gosta de conversas forçadas e frequentes sobre sentimentos, mas se você reservar um tempo regularmente para falar sobre como se sentiu durante a semana, a abertura se tornará a norma entre o casal”, finaliza a especialista.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região
-
5TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar