Vida e Saúde

Cirurgia de catarata: entenda o procedimento ao qual Lula será submetido

A catarata é uma doença dos olhos em que a visão fica opaca e a principal causa de cegueira na população

Agência O Globo - 29/01/2026
Cirurgia de catarata: entenda o procedimento ao qual Lula será submetido
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será submetido a uma cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta-feira. O procedimento já foi realizado em seu olho direito em outubro de 2020. De acordo com o Ministério da Saúde, a catarata é caracterizada pela opacificação do cristalino, comprometendo a visão.

A doença ocorre principalmente devido ao envelhecimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é a principal causa de cegueira no mundo, sendo mais frequente em pessoas acima de 70 anos, embora possa surgir em qualquer fase da vida.

Como é feita a cirurgia de catarata?

O procedimento, conhecido como facectomia, consiste na remoção do cristalino afetado e na implantação de uma lente intraocular artificial. De acordo com a Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR), trata-se da cirurgia mais realizada na oftalmologia e que mais avançou em segurança e tecnologia nas últimas décadas.

A implantação da lente é um processo delicado, que deve ser conduzido por um profissional experiente. Apesar da complexidade, a cirurgia é considerada segura, com baixo risco, dura cerca de 15 minutos e apresenta recuperação rápida, salvo eventuais complicações.

Além de restaurar a visão, o procedimento pode corrigir graus de miopia, hipermetropia e astigmatismo, graças às lentes intraoculares personalizadas.

Sintomas da catarata

Nos estágios iniciais, a catarata geralmente não é perceptível a olho nu e seus sintomas costumam ser leves, dificultando o diagnóstico precoce. Com a progressão da doença, ocorre perda gradual da qualidade visual, podendo evoluir para cegueira.

Dentre os sintomas mais comuns estão:

- Sensação de visão embaçada;
- Alteração frequente do grau dos óculos;
- Maior sensibilidade à luz;
- Reflexos espalhados ao redor de fontes luminosas;
- Percepção de cores desbotadas.

Também pode haver piora da miopia, redução da visão em ambientes de baixo contraste e luminosidade, especialmente para enxergar à distância.