Variedades

TV Aparecida abre reflexão sobre Moradia Digna no programa Em Comunhão

Tema faz parte da Campanha da Fraternidade 2026

TV Aparecida 12/02/2026
TV Aparecida abre reflexão sobre Moradia Digna no programa Em Comunhão
- Foto: Divulgação / TV Aparecida

O programa Em Comunhão, que será apresentado pelo Irmão Marco Lucas, na quarta-feira de Cinzas (18/2), às 20h30, inicia o caminho de conversão e reflexão a partir da solidariedade e do compromisso social proposto pela Campanha da Fraternidade. A ação esse ano tem como tema “Fraternidade e Moradia” e lema “Ele veio morar entre nós”. A atração da TV Aparecida promoverá uma reflexão aprofundada sobre a campanha da Igreja Católica, destacando a moradia digna como expressão concreta da fé cristã e do compromisso com a vida.

 

Com a participação do padre Edvaldo Manoel de Araújo, o programa aborda o sentido da Campanha da Fraternidade, ressaltando que ela nasce do Evangelho e não apenas de uma pauta social. A proposta da Igreja é provocar conversão e mudança de atitudes, especialmente durante o tempo da Quaresma, traduzindo o tema da moradia para o cotidiano das pessoas. Assim, o programa destaca formas práticas de vivenciar a Campanha no dia a dia, como o cuidado com o próximo, a atenção às realidades mais próximas e pequenas atitudes de fraternidade que fortalecem a dignidade humana.

 

Outro tema abordado por padre Edvaldo será “A Moradia Digna e a Transformação de Vidas”. E para falar mais sobre o tema, o especial contará com a participação online de Laís Duanne, gerente de operações da TETO Brasil, que  mostrará a atuação da ONG Reparação, a qual reforma casas de famílias em situação de vulnerabilidade.

 

Já o padre Alfredo Gonçalves, assessor do Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM/CNBB), vai se aprofundar na temática da migração, destacando também o trabalho da Missão Scalabriniana Pari. A abordagem evidencia que migrar, muitas vezes, é uma necessidade, não uma escolha, seja dentro do próprio país ou para outras nações.

 

Encerrando o especial, o Em Comunhão abordará a realidade das pessoas em situação de rua e ausência de moradia, com a participação de Bruna Oliveira, assistente social, que apresentará o projeto Fraternidade na Rua RJ. Serão destacados os caminhos que levam à situação de rua, como perda do trabalho ou rompimentos familiares, além das perdas associadas à ausência de uma casa: dignidade, vínculos e perspectivas.

 

Em Comunhão, quarta-feira, às 20h30