Variedades

'Ainda era negra no dia seguinte': Halle Berry explica que ganhar o Oscar não impulsionou sua carreira

Atriz reflete sobre o impacto limitado da vitória histórica no Oscar de 2002 e relata persistência do racismo em Hollywood.

03/02/2026
'Ainda era negra no dia seguinte': Halle Berry explica que ganhar o Oscar não impulsionou sua carreira
'Ainda era negra no dia seguinte': Halle Berry explica que ganhar o Oscar não impulsionou sua carreira - Foto: Reprodução / Instagram

Vencer um Oscar é o sonho de muitos atores em Hollywood, mas a conquista nem sempre transforma a carreira como se imagina. Para Halle Berry, que recebeu o prêmio de Melhor Atriz em 2002 por sua atuação em A Última Ceia, a vitória histórica teve impacto restrito em sua trajetória profissional. Até hoje, Berry permanece como a única mulher negra a conquistar a principal categoria feminina de atuação.

"Depois que ganhei, achei que um caminhão de roteiros fosse estacionar na porta da minha casa", afirmou a atriz em entrevista à revista norte-americana The Cut, publicada nesta segunda-feira, 2. "Embora eu estivesse imensamente orgulhosa da vitória, na manhã seguinte eu continuava sendo uma mulher negra."

Segundo Berry, o racismo em Hollywood persistiu mesmo após o Oscar. "Diretores ainda diziam: 'Se colocarmos uma mulher negra nesse papel, o que isso significa para toda a história? Vou ter que escalar um homem negro? Então vira um filme negro. Filmes negros não vendem no exterior'", relatou.

Na entrevista, Berry também compartilhou um conselho dado à atriz Cynthia Erivo, indicada três vezes ao Oscar. "Você realmente merece isso, mas não sei se isso vai mudar a sua vida. Isso não pode ser a validação do que você faz", alertou.

Para Berry, a verdadeira validação deve ser interna. Ela ainda relembrou o ano em que venceu o Razzie – premiação que destaca os piores do cinema – como Pior Atriz por Mulher-Gato. Diferente de outros vencedores, Berry compareceu à cerimônia e fez um discurso segurando seu Oscar. "Eu sempre soube que aquele Oscar não me tornou a melhor, assim como o Razzie não me torna a pior", concluiu.