Variedades

The Cure vence Grammy pela primeira vez após 50 anos de carreira

Banda britânica conquista dois prêmios e celebra marco inédito em sua trajetória musical

01/02/2026
The Cure vence Grammy pela primeira vez após 50 anos de carreira
The Cure vence Grammy pela primeira vez após 50 anos de carreira - Foto: Reprodução / Instagram

Após quase meio século de trajetória, a banda britânica de rock alternativo The Cure conquistou, pela primeira vez, o Grammy, um dos prêmios mais prestigiados da música mundial.

Na cerimônia realizada neste domingo, 1º, o grupo liderado por Robert Smith foi agraciado com os troféus de Melhor Álbum de Música Alternativa e Melhor Performance de Música Alternativa, ambos pelo álbum Songs of a Lost World.

Fundada em 1976, na cidade de Crawley, Inglaterra, a banda consolidou-se como referência no cenário alternativo do rock ao longo das décadas, influenciando gerações de artistas e fãs.

Até então, o The Cure havia sido indicado ao Grammy em duas ocasiões, nos anos de 1993 e 2001, mas nunca havia conquistado a premiação. Desta vez, superou concorrentes como Bon Iver, Turnstile, Wet Leg, Tyler, The Creator e Hayley Williams.

"Simon, Jason, Roger, Reeves e eu gostaríamos de agradecer ao Grammy por este prêmio maravilhoso", declarou Robert Smith em comunicado lido no palco. "Estamos muito honrados em recebê-lo. Também agradecemos a todos que contribuíram para a criação do nosso álbum Songs of a Lost World."

A conquista acontece pouco tempo após o falecimento de Perry Bamonte, guitarrista e tecladista da banda, que morreu aos 65 anos, em 26 de dezembro de 2025, vítima de uma doença repentina durante o feriado de Natal.