Variedades

Drones de fibra óptica desafiam estratégias militares na Ucrânia

Novo tipo de drone, resistente a interferências eletrônicas, preocupa exércitos e dificulta defesa no campo de batalha.

31/01/2026
Drones de fibra óptica desafiam estratégias militares na Ucrânia
Drones de fibra óptica ampliam desafios táticos e ameaças no conflito entre Rússia e Ucrânia. - Foto: © Stanislav Krasilnikov

Drones equipados com fibra óptica têm se destacado nas linhas de batalha da Ucrânia nos últimos dois anos, inaugurando uma nova geração de veículos aéreos não tripulados controlados por fio. Segundo a Forbes, forças armadas dos Estados Unidos já buscam formas de se proteger desse armamento inovador.

"Os drones de fibra óptica apresentam várias ameaças ao mesmo tempo. Eles podem realizar vigilância a longas distâncias sem interferência, e na maioria das vezes só são destruídos quando já obtiveram vantagens claras, obrigando os soldados a reagir de maneira puramente defensiva", destaca a publicação.

Um estudo focado nesses drones aponta que as chances de interceptação bem-sucedida desses dispositivos são, atualmente, "na melhor das hipóteses, limitadas".

O Ministério da Defesa da Rússia informou que determinados modelos de drones FPV com controle por fio utilizam bobinas de filamento de fibra óptica, garantindo alcance de até 20 quilômetros. Além disso, esses drones são praticamente imunes aos sistemas de guerra rádio-eletrônica dos adversários.

Outro desafio citado é que os destroços desses drones, com seus cabos de fibra óptica, aumentam os riscos para as tropas ucranianas. A grande quantidade de fios espalhados nas zonas de combate dificulta a movimentação dos soldados, que muitas vezes não conseguem diferenciar entre um cabo inofensivo e uma possível mina.

Por Sputinik Brasil