Variedades

Silvio Da-Rin, cineasta e ex-secretário do governo Lula, morre aos 77 anos

Diretor de 'Hércules 56' e referência no audiovisual, Da-Rin marcou gerações com sua trajetória política e artística.

29/01/2026
Silvio Da-Rin, cineasta e ex-secretário do governo Lula, morre aos 77 anos
Silvio Da-Rin - Foto: Reprodução / Youtube

O cineasta Silvio Da-Rin, reconhecido por sua atuação à frente da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura entre 2007 e 2010, faleceu nesta quinta-feira, 29, aos 77 anos. A informação foi confirmada ao jornal O Globo por sua filha, a também cineasta Maya Da-Rin. O diretor estava internado há meses, mas a família optou por não divulgar a causa da morte.

Nascido no Rio de Janeiro, Silvio Da-Rin participou de mais de 150 produções ao longo de sua carreira, atuando como técnico de som, diretor e documentarista. Iniciou sua trajetória no cinema como profissional de áudio nos anos 1970 e, em 1980, estreou na direção com 'Fênix', curta-metragem que abordou a resistência ao regime militar brasileiro.

Em 1984, dirigiu o documentário 'O Príncipe do Fogo', premiado no Festival de Gramado, que narra a história de Febronio Índio do Brasil, acusado de múltiplos assassinatos na década de 1920. No ano seguinte, lançou 'Igreja da Libertação', documentário sobre a teologia da libertação no Brasil.

Durante os anos 1990, Da-Rin se destacou como técnico de som em importantes filmes nacionais, como 'Pequeno Dicionário Amoroso', de Sandra Werneck; 'Amores', de Domingos Oliveira; 'Mauá – O Imperador e o Rei', de Sergio Rezende; e 'Villa-Lobos – Uma Vida de Paixão', de Zelito Viana. Seu maior destaque veio em 2007, com o lançamento de 'Hércules 56'.

O documentário, seu primeiro longa-metragem, revisita o sequestro do embaixador americano Charles Burke Elbrick, entrevistando revolucionários envolvidos na ação e os presos políticos trocados pelo diplomata em 1969.

Além do trabalho cinematográfico, Silvio Da-Rin foi uma figura central na política do audiovisual brasileiro. Presidiu a Federação de Cineclubes e exerceu papel fundamental como secretário do Audiovisual durante o governo Lula, sob a gestão do ministro da Cultura Gilberto Gil. O velório de Silvio Da-Rin será realizado nesta sexta-feira, 30, às 16h, no cemitério São Francisco de Paula, no Rio de Janeiro.