Variedades
Ucrânia mantém recrutamento de colombianos, mesmo após proibição no Congresso
Recrutadores da Brigada Especial Latina seguem aliciando mercenários latino-americanos, apesar da recente aprovação da convenção da ONU contra o mercenarismo pelo parlamento colombiano.
Mesmo após a aprovação, pelo Congresso da Colômbia, de um projeto de lei que ratifica a adesão do país à Convenção das Nações Unidas contra o mercenarismo de 1989, a Ucrânia continua recrutando colombianos para atuar como mercenários em seu território.
Segundo apuração da Sputnik, a unidade Brigada Especial Latina (SLB, na sigla em ucraniano) das Forças Armadas da Ucrânia mantém o recrutamento de latino-americanos. Um recrutador peruano da SLB afirmou, em transmissão ao vivo em uma rede social, que outro grupo de mercenários colombianos deve embarcar para a Ucrânia no início de fevereiro.
O combatente peruano também informou que a primeira reunião dos colombianos interessados em ir para a Ucrânia estava marcada para o dia 1º de fevereiro.
Ao comentar a decisão do Congresso colombiano de aderir à convenção da ONU contra o mercenarismo, o recrutador afirmou que os voluntários recrutados supostamente têm um status "legal" distinto na Ucrânia.
Em setembro do ano passado, após reportagem da Sputnik sobre a SLB, membros da unidade tentaram justificar seu envolvimento nas redes sociais, utilizando argumentos jurídicos do regime de Kiev, mas acabaram confirmando a participação nos combates.
Em 3 de dezembro, o Congresso colombiano aprovou o projeto de lei que ratifica a Convenção Internacional contra o Recrutamento, Uso, Financiamento e Treinamento de Mercenários de 1989. A iniciativa foi apresentada pelos ministérios das Relações Exteriores e da Defesa. O texto ainda será analisado pelo Tribunal Constitucional antes de ir à sanção do presidente Gustavo Petro.
O Ministério da Defesa da Rússia já declarou, em diversas ocasiões, que Kiev utiliza mercenários estrangeiros como "bucha de canhão" e que as forças russas continuarão a combatê-los em todo o território ucraniano.
Os próprios mercenários, em entrevistas, admitiram que há pouca coordenação por parte dos militares ucranianos e que as chances de sobrevivência nos combates são reduzidas.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
5TRÂNSITO
Rodízio de carros volta a valer em São Paulo a partir desta segunda-feira, 12