Variedades

Brasileiros rebatem alfinetada do diretor de 'Sirât' sobre 'O Agente Secreto' no Oscar

Diretor espanhol ironiza cinema brasileiro e provoca reação nas redes sociais após indicações ao Oscar 2026.

23/01/2026
Brasileiros rebatem alfinetada do diretor de 'Sirât' sobre 'O Agente Secreto' no Oscar
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Após o espanhol Oliver Laxe, diretor do longa Sirât, provocar os votantes brasileiros do Oscar ao comentar sobre a força de O Agente Secreto na premiação, internautas brasileiros reagiram com comentários irônicos na conta oficial do filme no Instagram — já que Laxe não possui perfil público na rede.

"Eu sei que é difícil não ter o molho, mas não precisa choramingar de inveja", escreveu uma internauta. Outra respondeu: "Obrigada pelo toque, Lucinda", em referência à fala do diretor. As mensagens foram postadas na publicação que celebra as duas indicações de Sirât ao Oscar 2026: Melhor Som e Melhor Filme Internacional, categoria em que concorre diretamente com o longa brasileiro.

Durante participação em um talk show espanhol, na quinta-feira (22), Laxe ironizou o desempenho do cinema nacional: "Na Academia há muitos brasileiros, nós gostamos muito deles, mas eles são ultranacionalistas. Acho que, se os brasileiros inscrevessem um sapato no Oscar, todos votariam nele", afirmou o cineasta.

Usuários das redes sociais rapidamente apontaram um equívoco na declaração de Laxe: atualmente, menos de 70 brasileiros integram o corpo de votantes da Academia, que reúne mais de 10 mil membros de diferentes países.

A reação dos brasileiros incluiu uma enxurrada de emojis de sapatos e respostas bem-humoradas. "Não aprendeu nada com Emília Perez, né?", ironizou um internauta. No ano passado, brasileiros também se manifestaram contra comentários da atriz espanhola Karla Sofía Gascón durante a campanha pelo Oscar. Na ocasião, Fernanda Torres chegou a gravar um vídeo pedindo para que o público evitasse rivalidades entre os países.

O filme francês Emília Perez, que gerou polêmica, perdeu força durante a temporada de premiações, enquanto Ainda Estou Aqui ganhou destaque e venceu como Melhor Filme Internacional.

Na manhã de quinta-feira (22), Sirât recebeu duas indicações ao Oscar, enquanto o brasileiro de Kleber Mendonça Filho foi lembrado em quatro categorias: Melhor Filme Internacional, Melhor Escalação de Elenco, Melhor Ator (Wagner Moura) e Melhor Filme, principal prêmio da noite.

Sirât é um drama que acompanha a jornada de um pai (Sergi López) e seu filho em busca da filha/irmã desaparecida no deserto do Marrocos. A trajetória transforma-se em uma luta pela sobrevivência e uma jornada espiritual, levando os personagens ao limite.

A cerimônia do Oscar 2026 está marcada para 15 de março, no Teatro Dolby, em Los Angeles.