Variedades

Estilista italiano Valentino Garavani é velado em Roma

Despedida do ícone da moda mundial prossegue até quinta-feira

Redação ANSA 21/01/2026
Estilista italiano Valentino Garavani é velado em Roma
Caixão de Valentino chega em sede de fundação em Roma para velório - Foto: ANSA

Começou nesta quarta-feira (21), em Roma, o velório do estilista Valentino Garavani, símbolo da moda italiana e morto na última segunda (19), aos 93 anos de idade.

Admiradores e curiosos fazem fila diante da sede da PM23, fundação estabelecida pelo criador da grife Valentino com seu sócio e companheiro Giancarlo Giammetti, para se despedir de um dos ícones da alta-costura mundial.

"Valentino amava as mulheres e queria que elas fossem belas, por isso seremos eternamente gratas a ele por suas criações", disse uma fã que aguardava na fila do velório.

Na entrada, foram colocadas almofadas de flores brancas e duas coroas de rosas enviadas pela Prefeitura de Roma e pelo Teatro dell'Opera, histórica casa de espetáculos da capital italiana, enquanto uma rosa vermelha decorava o caixão do estilista.

"Roma perde um mito, e nosso país perde um talento único que surge uma vez a cada 500 anos", declarou o secretário de Grandes Eventos, Esportes, Turismo e Moda de Roma, Alessandro Onorato.

Giancarlo Giammetti (em primeiro plano) aguarda chegada de caixão de Valentino

Os cachorros de Valentino também foram levados para o velório, que durará até esta quinta (22).

Já o funeral será realizado na sexta-feira (23), na Basílica de Santa Maria degli Angeli e dei Martiri, também na capital.

Natural de Voghera, Valentino se tornou um dos nomes mais lendários da moda italiana e internacional. Ao longo de sua carreira, trabalhou com inúmeros símbolos da alta sociedade e do entretenimento, desde a ex-primeira-dama dos Estados Unidos Jacqueline Kennedy Onassis até Elizabeth Taylor, Sharon Stone, Linda Evangelista e Gisele Bündchen.

Ele fundou a grife Valentino, com sede em Milão, em 1960, e só deixou o comando da maison em 2007. Cinco anos depois, a marca foi vendida à empresa Mayhoola for Investments, do Catar, com o grupo Kering adquirindo, em 2023, uma participação de 30% no negócio.