Variedades
Equipe de Ana Castela avalia ação judicial após falas de influenciadoras; entenda o caso
Grupo AgroPlay, que gerencia a carreira da cantora, analisa medidas legais após comentários considerados ofensivos sobre a sexualidade de Ana Castela feitos por influenciadoras digitais.
A equipe jurídica de Ana Castela divulgou, nesta quarta-feira (17), uma nota de repúdio após a repercussão de comentários feitos por influenciadoras digitais sobre a sexualidade da cantora.
No comunicado, o Grupo AgroPlay, responsável pela carreira da artista, afirma que avalia as medidas jurídicas cabíveis e reforça que a sexualidade de uma mulher não pode ser usada como forma de ataque, humilhação ou estratégia para engajamento nas redes sociais.
De acordo com a nota, embora a orientação sexual não seja uma ofensa, o contexto em que o tema foi abordado — de forma pública, sem intimidade e associado a críticas à aparência física — ultrapassa os limites da liberdade de expressão e configura agressão e body shaming (ataques ao corpo).
“A internet não é terra sem lei. As medidas judiciais cabíveis estão sendo analisadas, visando não necessariamente uma reparação, mas a responsabilização pedagógica”, diz o comunicado.
A equipe jurídica informou ainda que, até o momento, nenhuma ação judicial foi protocolada, mas que o caso segue em análise. “Respeito é inegociável”, reforçou a nota.
Entenda a polêmica envolvendo Ana Castela
A controvérsia começou após a circulação de um vídeo em que as influenciadoras Vivi Wanderley, Isadora Raymundi, Duda Wilken e Gabi Medina fazem especulações sobre a sexualidade de terceiros. Durante a gravação, Ana Castela é mencionada e rotulada pelo grupo como lésbica, apesar de já ter se declarado heterossexual. A cantora teve um relacionamento com Gustavo Mioto e, atualmente, namora Zé Felipe.
No vídeo, Duda Wilken afirma ter “certeza” sobre a sexualidade da artista e associa o comentário à aparência física de Ana: “A estrutura óssea dela é de sapatão”, disse.
O comentário gerou risadas e concordância das demais influenciadoras. “É verdade. O meu ‘gaydar’ apita também”, afirmou Vivi Wanderley.
As falas repercutiram negativamente nas redes sociais, levando Vivi a se pronunciar no dia seguinte. Em vídeo publicado em suas redes, ela afirmou ter se arrependido de participar do conteúdo e reconheceu o erro. A influenciadora disse ainda que pediu desculpas diretamente a Ana Castela.
“Não tenho problemas em reconhecer falhas e, apesar de ser uma pessoa brincalhona, acho muito importante entender quando erramos. A partir do apontamento de vocês, pude repensar tudo isso e perceber que há brincadeiras que não são de bom tom. Peço desculpas pelo ocorrido a todos os envolvidos”, declarou Vivi.
Momentos depois, Zé Felipe se manifestou sobre o episódio ao publicar uma foto ao lado de Ana Castela nos Stories do Instagram. Na legenda, escreveu de forma direta que a cantora “não é sapatão”.
Duda Wilken também reconheceu o erro e afirmou ter pedido desculpas diretamente à cantora. A influenciadora lamentou ainda a quantidade de ataques que passou a receber após a repercussão do caso. “Estou recebendo uma quantidade de ataques absurda, desejando até a minha morte”, afirmou.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil