Variedades
Morre aos 38 anos Joyce Prado, diretora de 'Chico Rei Entre Nós'
Cineasta premiada, referência em narrativas negras, deixa legado marcante no cinema e na televisão
Joyce Prado, diretora e roteirista reconhecida por seu trabalho à frente do documentário Chico Rei Entre Nós, faleceu aos 38 anos. A notícia foi divulgada pelo centro cultural Aparelha Luzia e confirmada nesta quinta-feira, 11, pela Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN), entidade da qual foi cofundadora.
Referência na construção de narrativas negras no audiovisual brasileiro, Joyce também cofundou a Oxalá Produções e recebeu prêmios por colaborações com a cantora Luedji Luna.
"Joyce é uma força imensa que seguirá iluminando nossos caminhos. Ela segue sendo uma das principais referências para o audiovisual brasileiro e para o que somos e defendemos enquanto profissionais do audiovisual negro. Sua sagacidade, doçura, força, acolhimento e senso de justiça permanecem por aqui sendo uma bússola", declarou a APAN em comunicado.
A cineasta foi premiada no 44º Festival Internacional de Cinema de São Paulo por Chico Rei Entre Nós (2020), documentário que narra a história de um rei congolês escravizado no Brasil, que libertou a si e aos seus súditos durante o Ciclo de Ouro em Minas Gerais. O filme explora os ecos da escravidão no país, abordando inclusão e resiliência.
No currículo de Joyce estão ainda as séries The Beat Diaspora (YouTube Originals) e Ancestralidades (Arte 1). No cinema, produziu o longa documental Flores de Baobá (2016), vencedor do prêmio do público no Black Star Film Festival.
Por suas colaborações com Luedji Luna, Joyce foi reconhecida pelo Music Video Festival Awards (2020) e pelo Women's Music Event (2018, 2021 e 2024). Ela dirigiu vários clipes da artista, o documentário Memórias de Um Corpo no Mundo, sobre uma das turnês de Luedji, e o curta visual do álbum Bom Mesmo É Estar Debaixo D'Água, de 2020.
Luedji Luna prestou homenagem à amiga em seu Instagram nesta quinta-feira. "Você emprestou a poesia do seu olhar pro meu trabalho em todos os meus discos, menos nesse último, que eu fiz quase inteiro pra ti", escreveu a cantora. "Você foi a amiga que eu sempre quis ter na infância e nunca tive, com você eu soube o que era ter pertença, e o que é não ser só. Te amo, te amo. Pra sempre!"
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados