Variedades
Morre Sophie Kinsella, autora de 'Becky Bloom', aos 55 anos
Escritora britânica, referência em comédia romântica, faleceu após luta contra câncer cerebral. Autora vendeu mais de 45 milhões de livros.
Madeleine Wickham, conhecida mundialmente pelo pseudônimo Sophie Kinsella, morreu aos 55 anos. A escritora britânica teve o falecimento confirmado por sua família à BBC e nas redes sociais oficiais.
"É com o coração partido que anunciamos o falecimento, esta manhã, da nossa querida Sophie (também conhecida como Maddy, também conhecida como Mamãe). Ela faleceu em paz, tendo passado seus últimos dias cercada por seus verdadeiros amores: família, música, carinho, Natal e alegria", diz o comunicado divulgado pela família.
Com mais de 30 livros publicados, Kinsella conquistou leitores ao redor do mundo com o best-seller Os Delírios de Consumo de Becky Bloom (Record), obra que ultrapassou a marca de 45 milhões de exemplares vendidos e foi adaptada para o cinema, estrelada por Isla Fisher.
Em 2024, a autora revelou ter sido diagnosticada com um glioblastoma — tipo agressivo de câncer no cérebro — dois anos antes. Desde então, passou por cirurgia, radioterapia e quimioterapia.
Em 2015, Kinsella esteve no Brasil como atração da Bienal do Livro Rio, onde divulgou as obras Becky Bloom em Hollywood e À Procura de Audrey.
Seu último livro, Como é para você?, publicado em fevereiro deste ano, traz um relato semificcional sobre seu diagnóstico de câncer, escrito após a cirurgia.
"Sou uma criatura reservada, então pode parecer estranho que eu tenha revelado para o mundo tantas coisas pessoais. Mas sempre processei minha vida através da escrita. Escondida atrás de personagens fictícias, transformei minha história em narrativas. É esse o meu jeito de fazer terapia, acho. Escrever é meu porto seguro, e criar este livro, embora difícil às vezes, foi muito prazeroso e terapêutico para mim. Como é para você? é ficção, mas é minha obra mais autobiográfica até agora. A história da Eve é a minha história", compartilhou Kinsella na apresentação da obra.
Kinsella nasceu em Londres em 1969 e iniciou seus estudos em música no New College, em Oxford, antes de se dedicar à filosofia, política e economia. Seu primeiro livro, ainda inédito no Brasil, foi escrito aos 24 anos, sob o nome de casada, Madeleine Wickham.
O reconhecimento internacional veio em 2000, com Os Delírios de Consumo de Becky Bloom, que apresentou ao público a icônica personagem Becky Bloomwood, uma compradora compulsiva e jornalista financeira que, ironicamente, enfrenta dificuldades para lidar com suas próprias finanças.
Desde então, Sophie Kinsella foi referência e renovou o gênero da comédia romântica, combinando humor, profundidade emocional e críticas sociais em suas obras.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
3DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado