Variedades
Mãos que revelam sentimentos
Lançamento do escritor Filipe Macedo convida crianças e adultos a darem mais um passo rumo à inclusão
Que tal descobrir um novo jeito de falar o que se passa dentro do coração? Em Família da Libras – Sentimentos, o professor e escritor Filipe Macedo, o Passarinho, convida crianças, famílias e educadores a se expressar de uma forma mais inclusiva.
Tristeza, timidez, raiva, alegria, saudade, coragem e amor ganham voz — ou melhor, mãos — por meio da Língua Brasileira de Sinais, apresentada de forma sensível, lúdica e acolhedora pelo autor nessa publicação da Ciranda na Escola.
Ao longo das páginas, os leitores conhecem os sinais de cada sentimento e acompanham por uma poesia que apoia o reconhecimento e a nomeação das sensações do cotidiano. As ilustrações reforçam o compromisso com a inclusão, apresentando crianças em diferentes contextos e características — entre elas, crianças que usam cadeira de rodas, com vitiligo, pessoas de diversas origens — ampliando a compreensão sobre diversidade, respeito e pertencimento.
A artista responsável por dar vida às emoções é Camila Carrossine, primeira brasileira a receber o World Illustration Awards. Seu traço expressivo e colorido dialoga com o universo infantil e cria uma atmosfera de acolhimento, contribuindo para que o aprendizado da Libras seja prazeroso e visualmente encantador.
Você sabia que as mãos podem conversar?
E que tal aprender com elas a se expressar?
Você vai ler com o seu coração, sem julgamentos.
Venha sinalizar com este livro os seus sentimentos.
(Família da Libras – Sentimentos, p. 4)
Filipe Macedo, contador de histórias e pessoa com deficiência auditiva, encontrou na Libras um caminho para expressar seus sentimentos desde 2006. Com seis livros infantis publicados, ele utiliza a experiência e sensibilidade para aproximar leitores surdos e ouvintes, incentivando famílias a conversarem sobre emoções e descobrirem novos modos de brincar e aprender juntas.
Família da Libras – Sentimentos é uma obra que celebra a comunicação em todas as suas formas. Um convite para que cada criança se veja nas páginas, sinta-se acolhida e possa, com poesia, afeto e sinais, transformar o mundo ao seu redor em um lugar mais inclusivo e amoroso.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais